20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Central de Triagem no Sesi de Maceió já fez mais de 4.200 testes rápidos para Covid-19

Até essa segunda-feira (11), a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do HGE registrou 178 resultados positivos nas testagens realizadas

Equipe multidisciplinar do HGE atua na Central de Triagem. Foto: Neide Brandão

A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE) se aproxima da marca de 7 mil atendimentos. Até a segunda-feira (11), a Central de Triagem havia registrado 6.871 atendimentos e 4.281 testes rápidos realizados, com 178 resultados positivos e 4.103 negativos para a Covid-19.

O dia com maior fluxo de pessoas foi no último sábado (9), quando 397 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram acolhidos.

Já a semana mais movimentada aconteceu entre os dias 27 de abril e 3 de maio, quando 2.106 pessoas foram assistidas pelas equipes multidisciplinares da Unidade, localizada no Ginásio do Sesi, em Maceió.

Na última semana, entre os dias 4 e 10 de abril, 2.098 atendimentos foram notificados; desses, 1.541 pacientes foram submetidos ao teste rápido, com resultado positivo em 104 casos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem alertando à população para só procurar a Central de Triagem após oito dias com sintomas da Covid-19. Para que o teste rápido seja eficaz, esse é o tempo estabelecido pela ciência, pois é quando se pode detectar os anticorpos no organismo.

De acordo com a coordenadora da Central de Triagem, a enfermeira Maryana Costa, mais de 60% dos atendimentos correspondem a pessoas que não possuem o perfil para o teste rápido. Por isso, é importante ficar atento aos dias de persistência dos sintomas.

“A maioria das pessoas chega à procura do exame e de recomendações para o isolamento domiciliar. Todos são orientados a ficar em casa, se preciso recebem atestado e receituário médico. Caso apresentem agravamento da doença quando estiverem em casa, a orientação é de que procurem imediatamente uma unidade de saúde de referência, munido de todas as informações clínicas que possam ser relatadas durante o novo atendimento”. Maryana Costa, enfermeira e coordenadora da Central de Triagem.

Inaugurada no dia 14 de abril, a Unidade funciona 24h por dia, com integração multiprofissional para melhor atender e esclarecer os alagoanos com sintomas de gripe. São 10 consultórios, 04 salas de coleta, 16 poltronas de medicação e 114 profissionais envolvidos nos atendimentos, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutico e administrativo.