26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Chuvas provocam desabamento parcial em teto de casa no Pinheiro

Móvel, incluído no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, estava desocupado

A Defesa Civil de Maceió registrou o desabamento parcial do teto de uma casa localizada em área de realocação do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, no bairro do Pinheiro.

Uma equipe do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec) esteve no local e constatou que o imóvel estava desocupado por apresentar muitas rachaduras em decorrência da instabilidade de solo que afeta a região. O teto de um dos cômodos desabou devido as fortes chuvas.

O proprietário do imóvel já está sendo atendido pela Braskem através do Termo de Acordo Para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, celebrado entre MPF, MPE, DPU, DPE e a empresa. A Defesa Civil encaminhará a ocorrência à mineradora para acompanhamento do problema e assistência a família.

Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal integradas para atender a demanda do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O órgão municipal destaca que mantém o monitoramento da área afetada pela instabilidade de solo e continua com a recomendação de realocação prevista no Mapa de Setorização de Danos, uma vez que, até o momento, não há solução para o problema.

As casas que ainda estão ocupadas na Rua José Luiz Soares Neto, onde houve o registro do desabamento parcial do teto, devem passar pela análise da Junta Técnica (criada por meio do Termo de Acordo) que definirá a classificação de risco do imóvel e se há necessidade de realocação.

Os casos de realocação serão inseridos no Programa de Apoio à Realocação e Compensação Financeira da Braskem.

A Defesa Civil de Maceió reforça que vem adotando as medidas necessárias diante do problema e não medirá esforços para garantir a salvaguarda da população.