19 de janeiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Cibele Moura entrega na Região Norte de AL o relatório do Rota da Educação

No encontro, com a participação de lideranças da região, parlamentar garantiu que projeto vai continuar

Diretores de escolas, gerentes regionais de educação, educadores, lideranças políticas se reuniram na manhã desta terça-feira (17), com a deputada estadual Cibele Moura (PSDB).

Durante o encontro, na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), a parlamentar fez a entrega do relatório da primeira etapa da Rota da Educação aos participantes, uma prestação de contas do trabalho que nesse primeiro momento percorreu unidades de ensino da região Norte do Estado.

O material, um diagnóstico da situação de estrutura e funcionamento das escolas, foi disponibilizado impresso e em um pendrive, onde poderão ser consultadas desde as condições físicas das unidades, quadro funcional, quantitativo de alunos, e todos os problemas apontados, bem como os pontos positivos constatados nas visitas in loco e conversa com a comunidade escolar.

O Rota da Educação foi iniciado em setembro.

Durante o encontro, a deputada Cibele Moura mostrou os primeiros resultados legislativos do Rota da Educação, que esteve nessa primeira etapa em 11 escolas em oito municípios da região.

São eles:

  • projeto de lei, aprovado pela ALE, que autoriza o governo do Estado a garantir merenda nas férias escolares;
  • emenda ao orçamento que assegura mais R$ 12 milhões para a compra de alimento;
  • outras 86 indicações, com apelo ao governador do Renan Filho (MDB), protocoladas pela parlamentar na Assembleia.

Nas indicações, a deputada solicita laboratórios de química, matemática, informática, pintura, carteiras escolares, aumento no quadro de professores, construção de quadra poliesportiva, cursos técnicos, nutricionistas, merendeiras e psicólogas, transporte para os professores, biblioteca, reforma, aparelhos de ar-condicionado, merenda, lousa, banda fanfarra, sala multimídia e poço artesiano.

“A Rota da Educação é um projeto do qual muito me alegro por saber que estamos contribuindo com esta que para mim é a saída para muitos dos nossos problemas. Começamos com a região Norte, ainda faltam algumas cidades para a gente concluir, mas voltaremos e vamos continuar. A meta é visitar todas as regiões do Estado. Algumas escolas já nos procuraram. Tenho recebido, por exemplo, ligações de Rio Largo, Ibateguara, Marechal”. Cibele Moura, deputada (PSDB).

A parlamentar destaca que o projeto está tendo uma boa receptividade.

“A gente está sendo muito bem recebido. Isso mostra a necessidade de o parlamentar estar indo até a ponta, cumprindo o papel que eu julgo que é o mais importante do parlamento, que é o de fiscalizador e o relatório é a fotografia da ponta, do que está acontecendo e a partir dele que a gente está traçando todas as metas a serem desenvolvidas no nosso mandato”. Cibele Moura.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.