12 de julho de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Com esse desgoverno é difícil superar a pandemia, diz ministra Carmem Lúcia, do STF

Ministra disse que a decisão do STF foi de que a responsabilidade para o combate a pandemia seria dos 3 níveis de governo

Carmem Lúcia: há um descompasso com esse desgoverno.

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta quarta-feira, 24,  a condução do combate à Covid-19 no Brasil.

“O que o Supremo disse é que a responsabilidade é dos três níveis [federativos] — e não é hierarquia, porque na federação não há hierarquia —- para estabelecer condições necessárias, de acordo com o que cientistas e médicos estão dizendo que é necessário, junto com governadores, junto com prefeitos. Acho muito difícil superar [a pandemia] com esse descompasso, com esse desgoverno”, afirmou a ministra em transmissão ao vivo organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o UOL.

Ela se refere à decisão em que o STF estabeleceu que estados e municípios têm autonomia para definir as medidas de combate à epidemia, como políticas de distanciamento social.

Para Cármen Lúcia, a falta de coordenação é uma “falha gravíssima” e impede que o Brasil se prepare para acolher aqueles que estão em situação mais vulnerável.

“Um Brasil como o nosso, que não tem nem saneamento básico para todo mundo. As redes de esgoto contaminadas, submetendo as pessoas às condições mais precárias. Eu digo que é quase uma barbárie social. Não uma barbárie bruta da força, mas outro tipo de violência. E é uma violência que ficou escancarada com esta pandemia”, disse.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.