29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Com Maceió na fase Amarela, Renan Filho detalha o novo decreto em Alagoas

Municípios da região Metropolitana de Maceió e da Região Norte evoluem para fase laranja; demais cidades alagoanas permanecem na fase vermelha

A análise epidemiológica das duas últimas semanas da pandemia de Covid-19 em Alagoas aponta dados positivos para Maceió, região Metropolitana de Maceió e região Norte do estado.

A capital entrará para a fase amarela do Distanciamento Social Controlado a partir desta segunda-feira (20), enquanto a região Metropolitana de Maceió e municípios da região Norte evoluem para a fase laranja.

A decisão foi baseada na análise dos três eixos estratégicos que compõe a Matriz de Risco: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19.

Os demais municípios do interior do estado seguem em isolamento social, na fase vermelha.

Conforme o decreto que será publicado ainda nesta terça-feira (14), estará permitido em Maceió, a partir da próxima segunda-feira:

  • funcionamento de todos os estabelecimentos das fases vermelha e laranja;
  • bares, restaurantes, shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres com 50% da capacidade;
  • transportes intermunicipais e turísticos com 50% da capacidade;
  • templos e igrejas com ampliação para 50% da capacidade;
  • lojas e estabelecimentos de rua acima de 400m²
  • todos seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelo Estado.
Governador Renan Filho apresentou análise epidemiológica à imprensa. Foto: Márcio Ferreira

Nos demais onze municípios da região Metropolitana de Maceió e nas nove cidades da região Litorânea Norte, que passam para a fase laranja, fica autorizada:

  • a reabertura de lojas de ruas com até 400m² (exceto shopping centers, galerias e centros comerciais);
  • salões de beleza e barbearia com capacidade de atendimento reduzida em 50%;
  • além de templos, igrejas e demais instituições religiosas com funcionamento reduzido para 30% de sua capacidade.

Ao apresentar os dados durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (14), o governador Renan Filho ressaltou que os números atuais dos indicadores já permitem que sejam retomadas algumas atividades não essenciais em determinadas regiões do estado.

“De forma geral, estamos sentindo o arrefecimento da pandemia no estado como um todo. Verificamos semana a semana a redução do número de mortes, a redução do número de casos ativos e a redução do uso da capacidade hospitalar instalada. Apresentamos redução significativa na capital e na região Metropolitana, e na região Norte. Essas regiões vão avançar de faixa, Maceió para a fase amarela e região Metropolitana de Maceió e região Norte para a fase laranja, dando continuidade ao restabelecimento de atividades econômicas não essenciais”. Renan Filho, governador de Alagoas.