20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Compromisso ambiental: Apenas quatro parlamentares alagoanos estão aptos a disputar prêmio nacional

Categoria Parlamentares pelo Clima & Sustentabilidade é uma vertente do Prêmio Congresso em Foco, que escolha anualmente os melhores do Congresso Nacional

Quatro parlamentares alagoanos – apenas quatro, de uma bancada de 3 senadores e 9 deputados federais – entraram na lista preliminar de congressistas considerados aptos a concorrer ao Prêmio Congresso em Foco na categoria especial Parlamentares pelo Clima & Sustentabilidade: O senador Rodrigo Cunha (PSDB) e os deputados Paulão (PT), JHC (PSB) e  Marx Beltrão (PSD).

É pouco? É! Alagoas é o estado do Nordeste com menor número de parlamentares considerados aptos. E entrar nessa lista preliminar – composta atualmente por 30 senadores e 178 deputados de todo o país – significa apenas obter a credencial para poder disputar.

O prêmio é uma iniciativa do portal Congresso em Foco, em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) – uma organização sem fins lucrativos que agrega ativistas, técnicos, empresários e executivos dos setores privado e público que trabalham em prol da agenda socioambiental – e foi criado com objetivo de estimular maior produção de pautas ambientais no Congresso, dando destaque a quem demonstra compromisso ou alguma afinidade com a defesa do meio ambiente.

E o que diferencia esses quatro parlamentares da bancada alagoana, dos outros oito que ficaram fora da lista? A demonstração, nesses primeiros meses de mandato, de algum tipo de identificação com o tema ambiental. O levantamento feito pelo IDS e a empresa Pulso Público, levou em conta a participação de deputados e senadores – na atual legislatura – em atividades ligadas à questão ambiental, bem como posicionamentos em votações, discussões e proposições relacionadas ao meio ambiente.

Tem ainda outro critério: Só podem receber o prêmio parlamentares que não estejam respondendo a acusações ou investigações criminais e que tenham exercido o mandato na presente legislatura por pelo menos 60 dias.

A lista ainda pode mudar. Está sujeita a contestação e a questionamentos por parte de quaisquer interessados, incluindo parlamentares que se sintam excluídos indevidamente. Mas é bom correr. A data para qualquer contestação vai até o próximo dia 22. A lista final de quem está apto a participar será divulgada em 29 de julho.

E quem vai julgar e escolher os congressistas mais comprometidos com o meio ambiente? Esse processo é feito por meio de três filtros – informa o Congresso em Foco: votação popular, júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. A modalidade é uma vertente do Prêmio Congresso em Foco, que anualmente escolhe, em linhas gerais, os melhores do Congresso Nacional. Nesse âmbito geral, Alagoas tem sete parlamentares preliminarmente considerados aptos a concorrer.

Segundo foi divulgado pelos organizadores, a votação na internet vai acontecer de 1º a 31 de agosto, cercada de cuidados e acompanhamentos periciais para evitar o desvirtuamento do processo.

Os vencedores serão anunciados em cerimônia marcada para 19 de setembro.