9 de abril de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Confira a programação da última semana do Natal dos Folguedos

Programação acontece até domingo e, será encerrada com um cortejo que reune cerca de 100 grupos culturais

Mais de 3 mil integrantes fizeram parte do primeiro cortejo do Natal dos Folguedos, realizado no dia 24 de novembro. Foto: Átila Vieira/ Secom Maceió

A programação de quarta-feira (18) do Natal dos Folguedos teve início às 17h, com um evento que marca as festividades de fim de ano em Maceió, retorna à Praça Multieventos, localizada na orla da Pajuçara.

A programação, que acontece até o próximo domingo (22), será encerrada com um cortejo que irá reunir cerca de 100 grupos culturais da capital e de municípios da região metropolitana.

Segundo o diretor de Políticas Culturais da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Marcos Sampaio, além de tornar Maceió uma cidade mais competitiva para o turismo, o Natal dos Folguedos valoriza e fortalece a cultura popular alagoana.

“O evento se consolida como uma importante ação voltada tanto para o aspecto cultural quanto de acesso para o aspecto turístico, oferecendo às pessoas a oportunidade de conhecer as manifestações culturais que são extremamente importantes para a nossa cidade e, ao mesmo tempo, dá oportunidade aos grupos, que ganham visibilidade e geram renda neste período”. Marcos Sampaio, diretor de Políticas Culturais da Fmac.

No fim da tarde de quarta se apresentam na Praça Multieventos os grupos Bumba Meu Boi Tigre, Pastoril Mensageiros de Fátima, Quadrilha Junina Brilho Lunar, Quadrilha Junina Dona Dadá, Bumba Meu Boi Águia de Ouro e Baianas Voltam a Sorrir, além das cantoras Elaine Kundera e Lara Melo.

O Coco de Roda Pisa na Fulô, a Quadrilha Junina Balancear, o Bumba Meu Boi Guerreiro da Vila, o Coco de Roda Pisa Miudinho, as Baianas do Pontal, as Cirandeiras Alagoanas e as atrações musicais Divina Supernova e Andréa Laís se apresentam nesta quinta-feira (19).

No dia seguinte, a programação do evento contará com as participações de Júnior Almeida e das  Mulheres na Roda de Samba e dos grupos Bumba Meu Boi Cão de Raça, Afoxé Odô Iyá, Quadrilha Junina Amor da Juventude, Coco de Roda Mandacaru, Quadrilha Junina Falamansa e Coletivo AfroCaeté.

A programação do sábado (21) terá as apresentações da Quadrilha Junina Rosa de Fogo, do Coco de Roda Flor de Mandacaru, do Bumba Meu Boi Águia Dourada, da Quadrilha Junina Fazendinha, do Coco de Roda Xodó Nordestino, da Quadrilha Junina Santa Fé, do Coral Canta e Encanta, da cantora Lucy Muritiba, além da projeções mapeadas que homenageiam a cultura popular alagoana.

No domingo (22), após a passagem do cortejo cultural, que será iniciado na Praça Multieventos e sairá em direção à Praça Gogó da Ema, o público poderá prestigiar as participações do Coro Embracanto, Beto Marcolino, Gil Neves, Fernanda Guimarães, Coretfal, Baque Alagoano, Irina Costa, Mácleim e Chau do Pife.

Além das apresentações culturais e das projeções mapeadas, a programação do Natal dos Folguedos conta com feira gastronômica, espaço de artesanato, casa do Papai Noel, espaço para crianças e exposição com desenhos de figurinos de folguedos, além da iluminação temática de natal.

O evento é uma realização da Prefeitura de Maceió com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca Cola.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.