29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Continuidade X Renovação disputam o Sinpro-AL

As eleições para o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Alagoas (Sinpro-AL) já tem data marcada: 30 de abril. Duas chapas disputam o comando da entidade.

A chapa 1 é a do atual presidente Eduardo Vasconcelos, quem tem como vice Fernando Cedrim. A proposta gira em torno de continuar o trabalho já executado desde 2015.

A chapa 2 apresenta a professora Jandete e o vice Mamede. O grupo tem como bandeira a renovação da entidade, que é criticada pelo tempo e a forma que a atual gestão vem conduzindo a instituição.

É praticamente uma disputa entre a hegemonia contra a oxigenação. Nada diferente do que estamos acostumados a encontrar nas disputas políticas.

Eduardo foi vice-presidente 2010 e assumiu a presidência em 2015, quando disputou contra integrantes da sua ex-diretoria e saiu vencedor. Hoje, por ironia do destino, quem o apoia são os professores irmãos Murilo e Fernando Firmino, rivais políticos do passado.

Já o grupo de Jandete conta com um curioso apoio: o seu vice Mamede. O professor faz parte da atual diretoria e por algum motivo resolveu fazer oposição e se aliando a um grupo que vem, desde 2015, buscando oxigenar o desgastado Sindicato.

Então, na próxima semana, cabe ao eleitor-professor, colocar na balança se querem uma entidade cheia de brigas ou dar a vez a um grupo que possa fazer melhor, evitando desgaste e conflitos que se arrastam durante quase uma década.