25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Contra fake news, WhatsApp impõe novo limite para encaminhamento de mensagens

“Mensagens encaminhadas com frequência” passam a não poder mais ser repassadas a várias pessoas de uma vez só

O WhatsApp vai impor a partir desta terça-feira (7) um novo limite na hora de encaminhar mensagens que chegam pelo aplicativo, uma iniciativa que já vinha sendo ensaiada pelo serviço.

A partir de agora, as mensagens que forem altamente replicadas poderão ser encaminhadas para apenas uma pessoa, grupo ou lista de transmissão de cada vez. Atualmente, os conteúdos trocados pelo WhatsApp podem ser reenviados pelo usuário a até cinco contatos por vez.

O objetivo é restringir a capacidade de informações falsas se espalharem pela plataforma, o que virou um problema nos últimos anos e é mais preocupante agora que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus.

Mudanças

Alguns conteúdos passados adiante começaram a ser classificados como mensagens encaminhadas com frequência no ano passado. O indicativo são as setas duplas ao lado da palavra “encaminhadas”.

Com o anúncio desta terça, as “mensagens encaminhadas com frequência” passam a não poder mais ser repassadas a várias pessoas de uma vez só. E quaisquer conteúdos que sejam enviados mais de cinco vezes caem nesse critério.

A restrição também valerá para qualquer tipo de mensagem, independentemente se seu conteúdo for falso ou verdadeiro.

Não é a primeira vez que o WhatsApp diminui o número de pessoas para quem uma mensagem pode ser encaminhada. Até julho de 2018, um usuário podia repassar algum conteúdo a 250 contatos de uma só vez. Naquele momento, esse número caiu para 20.