25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Coronavírus: Pela primeira vez na história, nenhum filme vai estrear nos cinemas do Brasil

Inevitavelmente, crescerá a lista de salas de cinemas que estão sendo fechadas em todo o País

As consequências do novo coronavírus no Brasil chegaram às salas de cinema nacionais. E nesta semana, pela primeira vez na história, nenhum filme vai estrear. Isso por causa da pandemia do Covid-19 que abala o mundo, proibindo grandes aglomerações de pessoas.

Para esta quinta (19), estava previsto o lançamento de Um Lugar Silencioso – Parte II, sequência do terror estrelado por Emily Blunt e dirigido por John Krasinski. O próprio diretor já havia anunciado o adiamento da data de estreia original.

Em Alagoas, por exemplo, o Ministério Público (MPE-AL) já havia recomendado por 30 dias o fechamento das salas de cinema.

Outros projetos agendados para chegar às telonas essa semana eram o documentário indicado ao Oscar, Honeyland, e o francês A Jornada. Antes disso, outros filmes como como Mulan, Os Novos Mutantes, 007 – Sem Tempo para Morrer e Velozes & Furiosos 9 já tiveram suas estreias adiadas.

De acordo com Paulo Sérgio Almeida, diretor do site especializado Filme B, este é um fato inédito no Brasil. Ele também afirmou que Regina Duarte, secretaria de Cultura, deveria liberar verba para o fundo setorial.

“Nós estamos vivendo uma situação muito grave e não é só o cinema que vai se prejudicar. Estamos muito no início, é uma situação de pandemia, de crise econômica. A Secrataria de Cultura precisa liberar verba. Não para voltarem a filmar agora, mas se isso não for feito, o setor vai colapsar e não vai ter cinema”. Paulo Sérgio Almeida, diretor.

Inevitavelmente, crescerá a lista de salas de cinemas que estão sendo fechadas no País.