25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Coronavírus: Trump suspende todos os voos da Europa para os EUA

Iniciativa se aplica somente a aeronaves comerciais, de passageiros, e não a aviões de carga

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta (11) a suspensão de todos os voos provenientes da Europa para os EUA pelos próximos 30 dias.

As restrições, tomadas em função da pandemia de covid-19, serão iniciadas na próxima sexta-feira (13), a partir da meia-noite, e não se aplicarão ao Reino Unido.

A iniciativa, segundo o presidente, se aplica somente a aeronaves comerciais, de passageiros, e não a aviões de carga vindos do continente europeu.

Pandemia

Pela manhã, a OMS (Organização Mundial da Saúde) mudou a classificação da covid-19 para pandemia, num reconhecimento de que a estratégia de conter a proliferação da doença já não seria suficiente. A classificação significa que uma transmissão recorrente está ocorrendo em diferentes partes do mundo e de forma simultânea.

Na prática, a agência indica que governos devem trabalhar não apenas conter um caso, mas também para atender uma parcela da população mais ampla e vulnerável. Agora, as antigas estratégias precisam ser substituídas por um plano sanitário que evite mortes e que atue para toda a população, como é o caso da proibição de voos anunciada hoje por Trump.