29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Covid-19: EUA bate recorde mundial com 1.169 mortos em apenas um dia

Houve um relaxamento no início da pandemia a e Trump afirmava que o vírus só provocava uma gripezinha

Os Estados Unidos registraram 1.169 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins. Isso representa um triste recorde de óbitos mundiais em um único dia desde que a pandemia começou

O recorde diário anterior pertencia à Itália, onde 969 pessoas morreram em 27 de março. Lá são mais de 13.900 mortos, enquanto a Espanha supera os 10.000.

Isso eleva o total de mortos nos EUA a 5.926 pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Ou seja: em apenas um dia, aconteceu mais que um sexto do total de óbitos. E os números só tendem a crescer.

O número de contágios oficiais nos Estados Unidos também é o maior do mundo: 243.000.

O país se tornou o epicentro mundial da doença e deve assumir o recorde do total de mortos. Isso porque houve um relaxamento na contingência da pandemia: Trump ignorou a gravidade, dizia que se tratava apenas de uma ‘gripezinha’ e até hoje, há estados sem práticas de isolamento social.

Uma receita para o desastre de hoje. A própria Casa Branca estima que nos Estados Unidos entre 1,5 milhão ou 2,2 milhões de pessoas percam a vida para o Covid-19.

Nova York

Só em Nova York, foi ultrapassada a marca de 1,5 mil mortos de acordo com site oficial da cidade. São cinco vezes mais que o número de mortos em todo o Brasil até o momento.

A cidade norte-americana está perto dos 50 mil casos de coronavírus. São 49.707, quase sete vezes mais que o Brasil, que tem 7.910 casos oficiais confirmados até agora. Segundo o prefeito de Nova York, a cidade precisa de 1 mil enfermeiros, 150 médicos e 300 fisioterapeutas até domingo.