27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

CRB enfrenta o Figueirense na última rodada para fugir do rebaixamento

Chances matemáticas são mínimas, mas combinação de resultado joga a favor contra o Galo nesta última rodada

O CRB faz uma fantástica campanha de recuperação no final desta Série B do Campeonato Brasileiro. Em todo o mês de novembro, quando disputou quatro partidas, o time regatiano venceu três e empatou apenas uma.

Em outubro, disputando o mesmo número de jogos, vencera apenas uma vez, perdendo outras duas. Como resultado, o time deu um salto na tabela e não é mais o “favorito” a ser rebaixado para a terceira divisão.

Na última sexta-feira, O Galo teve um jogo extremamento complicado na noite e venceu o Londrina fora de casa, um adversário que não sabia o que era derrota há 11 rodadas. Com este triunfo não só fugiu do Z4 como tirou qualquer chance de acesso do Londrina para primeira divisão.

Rebaixamento

Três times já estão matematicamente rebaixados para a Série C do próximo ano: Boa Esporte (apenas 29 pontos), Juventude (35) e o campeão da Copa do Nordesde 2018, Sampaio Corrêa (38). Quem completa o Z4 é o Paysandu, hoje com 43 pontos.

Por sua posição, o time do Pará é exatamente o favorito para o rebaixamento. Atual 17º colocado, time tem campanha recente melhor que a do CRB: são cinco jogos de invencibilidade, sendo três vitórias. Mas foi tarde. Hoje, o Papão amarga 63% de chance de queda, segundo as contas do site Infobola.

O rival do Paysandu nesta última rodada é o Atlético-GO, que sonha com uma combinação de resultados improváveis para conseguir acesso à primeira divisão. Diante disto, apesar de jogar em casa, o Papão não terá vida fácil.

Em 16º lugar, o Criciúma, com 44 pontos, aparece com 18% de chance e enfrenta o já rebaixado Sampaio Corrêa. Logo depois surge o Oeste, que tem 45 pontos, 15% de chance e enfrenta outro rebaixado, o Boa Esporte. Como seus rivais não tem salvamento e o ano para eles já acabou, espera-se uma vitória tranquila.

Um pouco mais “tranquilos” estão CRB, com 45 pontos e 3%, e Figueirense, com 46 pontos e 1%. Apesar disso tudo, ambos se enfrentam e tem objetivos semelhantes: caso perca, o Figueira pode ser superado pelo Paysandu. Ainda que o saldo de gols dificulte a vida dos paraenses, é de se imaginar que o Figueirense jogue sua vida nesta última rodada.

Portanto, para não depender de resultados dos rivais que estão atrás, o CRB em seu último jogo em casa tem uma tarefa “simples”: vencer o último jogo do ano e afastar de vez o fantasma do rebaixamento. Pela primeira rodada, em julho, os times empataram em 0 a 0.