29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

CRLV-e: Estados têm até 30 de junho para implantar o certificado digital

Doze Estados, incluindo AL, já entraram na era da modernidade: Documento de carro será por meio de QR Code

Renan Filho e Adrualdo Catão, quando do lançamento do serviço no Detran de Alagoas

Os Departamento Estaduais de Trânsito de todo o País têm até o dia 30 de junho para se adequarem ao novo sistema de emissão de certificados de registro de veículos.

A exigência está na norma publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no último dia 31 de dezembro de 2019,

O que vem a ser isso?

Trata-se de uma deliberação do Contran, que modifica detalhes do uso do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e).

Veja aqui a íntegra da  Deliberação 180/2019

A rigor, ela estabelece que o CRLV-e  será expedido em substituição ao CRLV em meio físico. Tal como a carteira de habilitação digital, o CRLV-e também poderá ser portado no celular do condutor do veículo, o que dispensa os Detran de emitirem o certificado de papel.

Significa dizer, portanto, que o documento em papel moeda verde não terá mais valor algum e sim o código QR Code correspondente ao registro do veículo.

Assim, o Denatran terá a responsabilidade de distribuir o sistema eletrônico para validação do CRLV-e por meio da leitura do código de barras e de algoritmo específico que vão gerar o QR Code.

Atualmente, os Estados do Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Alagoas já dispõem do serviço exigido pelo Contran.

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) lançou esse serviço em abril do ano passado.