25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

CSA empata em casa, mas segue favorito para vaga na Série A

Ainda na vice-liderança, Azulão é o que tem mais chances de se classificar junto ao Fortaleza na Série A

Os times alagoanos na Série B dependem apenas de sim para alcançar seus objetivos nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Mas os empates de CSA e CRB nos jogos de sábado, pela 36º rodada, não concretizaram ainda, matematicamente, tanto o acesso à Série A quanto a fuga do rebaixamento.

O que ficou definido neste semana foi que o Fortaleza, do técnico Rogério Ceni, conquistou o título da competição após triunfo sobre o Avaí por 1 a 0. Por outro lado, o Juventude foi mais um rebaixado para a Série C, após perder para a Ponte Preta por 1 a 0, dentro de casa.

Foto: RCortez/CSA

Empate em casa

O Rei Pelé estava lotado, mas não foi o suficiente para o Azulão não conseguiu sair do zero contra o Atlético-GO. Os times empataram em zero a zero e com apenas um ponto conquistado, o CSA saiu de campo sem estar matematicamente classificado para a primeira divisão.

Apesar disso, o time é franco favorito a estar entre os quatro primeiro colocados. O único 100% é o Fortaleza. Logo atrás, estão o próprio CSA (92%), seguido de Goiás (69%), Avaí (51%), Ponte Preta (42%), Londrina (31%), Vila Nova (10%) e Atlético-GO (3%).

Invicto há quatro jogos, o CSA se manteve entre os líderes, com 59 pontos, três a mais que a Ponte Preta, quinta colocada. Já o Atlético-GO praticamente deu adeus as chances de conquistar o acesso e segue em oitavo lugar, com 53.

Faltam apenas dois jogos e seis pontos estão em disputa. Neste sábado, às 16h e novamente em casa, o Azulão recebe o Avaí, concorrente mais do que direto a uma vaga na Série A. O rival está na 4ª posição, com dois pontos a menos que o CSA. Portanto, com uma realista combinação de resultados, o time alagoano pode ficar fora do G4 pela primeira vez desde a quarta rodada.

Caso perca para o Avaí, o CSA seria superado pelo rival. E com a Ponte Preta enfrentando um Coritiba sem interesse, além do Goiás enfrentando o Oeste em situação semelhante, tudo pode se complicar na última rodada.

Portanto, sem conjectura, o Azulão precisa vencer neste sábado para não depender de uma combinação de resultados na última rodada, no próximo sábado (24) quando enfrenta o rebaixado Juventude fora de casa. Vale lembrar que na última rodada, Avaí e Ponte Preta se enfrentam em um jogo de 6 pontos, o que facilita a vida do time do alagoano.