29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Datafolha: Maioria é contra renúncia de Bolsonaro

Pouco mais da metade dos entrevistados acredita que ele tem condições de conduzir o país

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste final de semana, a renúncia do presidente Jair Bolsonaro por causa de suas escolhas no combate à Covid-19 é rejeitada por 59% dos brasileiros.

Enquanto isso, 37% desejam que ele renuncie, alinhados com pedidos por políticos de oposição, e 4% não sabem dizer. Foram 1.511 entrevistas, feitas por telefone de 1º a 3 de abril. A margem de erro é de três pontos.

Mesmo com apenas 33% dos ouvidos consideram a gestão da crise sanitária pelo presidente da República como boa ou ótima, 52% creem que ele tem condições de seguir liderando o país. Para 44%, Bolsonaro perdeu tais condições, e 4% não souberam responder.

A região Nordeste segue registrando o maior índice de apoiadores da renúncia de Bolsonaro: 47%, mas ainda inferior aos 49% contrários à ideia. Já o Sul, região bolsonarista na eleição, vem com 28% de apoio à renúncia. Norte e Centro-Oeste registram 30% e o Sudeste, 37%.

Pedido de renúncia

Nesta semana, um grupo de políticos de oposição à esquerda, incluindo os ex-presidenciáveis Fernando Haddad (PT-SP), Ciro Gomes (PDT-CE) e Guilherme Boulos (PSOL-SP), lançou na semana passada manifesto pedindo a renúncia de Bolsonaro.

“Da minha parte, a palavra renúncia não existe. Eu fico feliz até por estar na frente do combate a um problema grande como esse. Fico pensando como estaria o outro que ficou em segundo lugar [Fernando Haddad] no meu lugar aqui”. Jair Bolsonaro, presidente.