25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Depois da tempestade… Falta de energia paralisa abastecimento de água em 10 cidades

Os estragos provocados pelo temporal que atingiu várias regiões do Estado, afetaram os sistemas de abastecimento e serviços.

ETA-Arapiraca, parada por falta de energia / Foto: Ascom Casal

Os prejuízos provocados pelo temporal que atingiu, ontem, várias regiões do estado, especialmente o Agreste, afetaram também a prestação de serviços de fornecimento de energia e abastecimento de água, que ainda persistem.

Em nota divulgada no final da manhã desta sexta-feira, a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), informou que 10 municípios sofreram paralisação total no abastecimento de água nas áreas rurais e urbanas e a previsão é de que só normalize a partir de amanhã.

O motivo, segundo a Casal, foi a falta de energia. De acordo com a companhia, duas estações dos sistemas coletivos do Agreste estão sem energia desde a noite desta quinta-feira (21), e isso provocou a paralisação total do abastecimento de água na região. Foram afetadas a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) de Campo Grande, que integra do antigo Sistema Coletivo do Agreste, e a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arapiraca, que faz parte do novo Sistema.

Os dois estão parados, o que provocou a suspensão do abastecimento nos municípios de Olho D’Água Grande, Campo Grande, São Brás, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci, segundo informou a Casal.

Informou ainda que técnicos da Companhia de Saneamento e da empresa parceira Agreste Saneamento aguardam a normalização do fornecimento elétrico para que os sistemas voltem a operar. Mesmo assim, alertam que, após o restabelecimento da energia, são necessárias pelo menos 24 horas para que o abastecimento se normalize para as cidades e até 48 horas para que chegue água na zona rural.

A distribuidora de energia Equatorial informou que seus profissionais já estão em campo para resolver o problema detectado numa linha de alta tensão.

O TEMPORAL

No início da tarde de ontem (21) uma chuva com fortes rajadas de vento causou estragos, prejuízos e muito transtorno na região do Agreste. Casas tiveram o teto arrancado pela força do vento, estabelecimentos comerciais foram surpreendidos com o temporal que arrastou objetos e inundou ambientes, causando situações de desespero. Em Maribondo, um posto de combustível situado à margem da BR 316 foi parcialmente destruído pela ventania.

Também em outras regiões do interior alagoano, o fenômeno se repetiu em várias cidades. Nas estradas o perigo de árvores que caíram na pista assustaram motoristas e dificultaram o tráfego. Leia mais.