2 de junho de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Dicas para enfrentar a quarentena em casa

Embora esta situação seja perturbadora para muitos, existem maneiras de enfrentá-la e tornar seus dias mais leves e menos estressantes

Em tempos da pandemia Covid-19, grande parte do mundo se ajusta a um novo ritmo de vida com o movimento #fiqueemcasa. Estar em quarentena significa manter o isolamento social, evitando ao máximo o contato com outras pessoas para não se expor à doença e também para retardar a propagação deste mal através da população, achatando a curva de contágio.

Você já deve estar em seu período de quarentena há semanas ou talvez esteja apenas começando – seja qual for a sua situação, provavelmente já deve está sentindo uma onda estranha tomando conta da sua vida.

Embora esta situação seja perturbadora para muitos, existem maneiras de enfrentá-la e tornar seus dias mais leves e menos estressantes, mantendo a sanidade e segurança. Certamente será mais fácil passar por este período se você adotar algumas atitudes práticas e seguir um planejamento para ficar em casa.

Elabore seu plano de quarentena com base em algumas sugestões práticas que listamos abaixo:

– Faça uma lista de suprimentos que durem pelo menos duas semanas, incluindo itens alimentares não perecíveis. Substitua alguns produtos dando preferência para leite longa vida, enlatados, legumes congelados, especiarias e outros alimentos com validade extensa.

– Nesta lista você deve incluir todos os produtos de limpeza que já utiliza no dia a dia e mais alguns necessários para reforçar a higiene do ambiente e das roupas.

– Verifique se o seu kit de primeiros socorros está completo, incluindo medicamentos de uso contínuo, um termômetro e antitérmico para que durem algumas semanas.

– Providencie os itens de proteção recomendados pelos órgão de saúde, para toda a família, como máscaras faciais, luvas e álcool gel para uma eventual saída de emergência.

Depois de equipar sua casa é hora de pensar nas suas atividades. O importante é permanecer produtivo, mesmo no período de isolamento. Hoje em dia com tantos recursos tecnológicos é mais fácil você manter o contato com amigos e familiares por telefone, e-mail, um grupo no WhatsApp ou outra mídia social, contando com este importante apoio mútuo.

A maioria das empresas optaram pelo trabalho “home office”. Se você é um desses funcionários, crie seu próprio espaço de escritório, procure seguir a mesma rotina que tinha no dia a dia de trabalho normal, com horários para acordar, se alimentar e se dedicar às suas metas e objetivos, mantendo o ritmo da sua equipe no alto.

As escolas e universidades também estão com suas aulas à distância. Mantenha-se conectado aos seus professores e dedique-se ao seu curso fazendo todas as provas e trabalhos orientados.

Aproveite para estudar ou fazer alguns curso on-line para melhorar seus conhecimentos. Existem incontáveis opções para todos os segmentos profissionais. A maioria das bibliotecas, museus e galerias do mundo também abriram seus acervos na Internet. É hora de fazer um tour cultural por estas importantes instituições.

Se você tem filhos, acompanhe-os nas tarefas da escola, uma vez que estas estão organizadas para aulas on-line e trabalhos de casa. Se são duas ou mais crianças em casa, divida o tempo entre elas e ocupe diferentes áreas da casa. Por exemplo, o pai está brincando na garagem com um dos filhos enquanto a mãe está lendo com outros na sala. Se você tem um pet, aproveite o máximo a sua companhia, certamente ele é quem mais vai ficar feliz com a sua quarentena.

Mantenha uma atitude positiva. Encare a quarentena como uma oportunidade de fazer algumas dessas coisas para as quais você normalmente nunca teria tempo como organizar suas fotos, fazer artesanato, praticar culinária, cuidar das plantas, etc. Não fique demais em frente à televisão e tampouco ligado na telinha do smartphone. As notícias sobre a pandemia são avassaladoras e podem levar você a um pânico desnecessário.

Para se distrair opte pelas séries e filmes com temas divertidos e positivos, ouça suas músicas preferidas e prestigie as “lives” – transmissões ao vivo pela Internet – uma forma que os artistas encontraram para manter o contato com os seus fãs e continuar fazendo shows.



Exercite-se regularmente. As opções podem incluir ginástica, dança, exercícios no chão, ioga, meditação, caminhadas pelo quintal ou uso de uma bicicleta ergométrica. O exercício é um comprovado tratamento para estresse e depressão. A web está repleta de blogs inspiradores sobre fitness e vídeos de instrutores aptos que podem te orientar a ter uma melhor forma física.

Pense em como você já lidou com situações difíceis no passado e assegure-se de que vai conseguir passar por esta situação também. Lembre-se de que a quarentena pode durar um tempo, mas não será para sempre.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.