25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Dólar sobe e bate novo recorde

Paulo Guedes já disse que moeda americana “tende a ir para um lugar mais alto”

A cotação do dólar registrou nesta terça-feira (26) novo recorde nominal desde a criação do Plano Real, fechando a R$ 4,24 na venda. E o mercado aponta que avanço da moeda e deveu à repercussão negativa das declarações recentes do ministro da Economia, Paulo Guedes e aos investidores estrangeiros descrentes sobre a economia brasileira.

Na noite de segunda (25), Paulo Guede disse que o brasileiro não pode ser pego de surpresa uma possível radicalização dos protestos de rua no Brasil, durante entrevista coletiva em Washington, quando comentava a convulsão social e institucional em países da América Latina:

“Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática”. Paulo Guedes, ministro da Economia.

O ministro também afirmou que, diante da redução da taxa básica de juros, a cotação de equilíbrio do dólar “tende a ir para um lugar mais alto”. Segundo o ministro, o Brasil tem uma moeda forte, e flutuações no câmbio não são motivo de preocupação.

Bolsonaro

Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro comentou as declarações de Guedes sobre o dólar, e disse que há prós e contras na alta da moeda.

“Eu espero que caia, torço, assim como torço para que caia a taxa Selic, torço para que aumente nossa credibilidade junto ao mundo. Agora, como eu disse, eu sou técnico de time de futebol, quem entra em campo são os 22 ministros. Paulo Guedes está jogando na Economia. Se você for analisar, na ponta da linha tem vantagens, prós e contras no dólar a R$ 4,21 como está agora”. Jair Bolsonaro, presidente.