5 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

É amanhã. Comércio de Maceió vai reabrir para soerguer economia

Uso de máscaras, disponibilização de álcool gel 70%, distância de dois metros é obrigatório

Reabertura do comércio definida para hoje em Maceió

A partir de amanhã, sexta-feira, 3, o comércio da capital alagoana volta às atividades em nome da economia. Embora o Covid-19 ainda seja uma realidade, as autoridades do Estado e do município cederam as pressões dos representantes do setor para a reabertura das lojas.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Rafael Brito, por sucessivas semanas Maceió apresentou uma queda em diversos índices da Covid-19, coletados a partir da análise da Matriz de Risco do Estado, o que permitiu uma retomada segura e gradual de alguns segmentos da nossa economia.

O decreto assinado pelo governador Renan Filho (MDB) coloca as atividades da capital na fase fase Laranja, o que permite salões de beleza e barbearias (com 50% da capacidade de atendimento), lojas de rua de até 400 m², templos, igrejas e demais instituições religiosas (com 30% da sua capacidade) com  funcionamento permitido, junto aos estabelecimentos que já estavam liberados durante a fase Vermelha.

A retomada das atividades econômicas vem acompanhada da exigência do cumprimento de regras gerais e específicas previstas no Protocolo Sanitário, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 15 de junho.

Cuidados e recomendações – Entre as recomendações gerais que devem ser adotadas pelos estabelecimentos estão o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel 70%, distância de dois metros entre as estações de trabalho, anteparo de proteção nos caixas e intensificação de limpeza dos ambientes a cada duas horas.

Ficam também determinados a limpeza de sapatos, uso de marcadores de pisos respeitando a distância de 1,5 m entre os clientes, higienização de maquinetas e telefones, prioridade de métodos eletrônicos de pagamento, controle de fluxo de pessoas e instrução dos funcionários para troca de roupas no início e fim do expediente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.