24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Emenda em PL agora quer que estádio se chame “Rei Pelé e Rainha Marta”

Autor da Emenda foi contrário à mudança de nome para apenas ‘Rainha Marta’ e PL original foi tirada de pauta

O deputado estadual Silvio Camelo (PV) apresentou, sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Alagoas, uma emenda ao Projeto de Lei (PL) que trata da mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. Agora, o PL foi retirado da pauta e voltará para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Alagoas para ser apreciado.

A emenda apresentada tem a intenção de reconhecer a importância em homenagear a alagoana Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, e também manter a referência a Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos.

De acordo com Silvio Camelo, a ideia é que o estádio passe a se chamar ‘Rei Pelé e Rainha Marta’. O deputado foi um dos que votou contra a proposta de Antonio Albuquerque e nesta conciliação tenta dificultar uma mudança de nome.

PL Original

A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (13) o projeto de lei, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que altera o nome do estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche, em Maceió, para estádio Rainha Marta.

O autor do projeto disse que Marta é “um exemplo de tenacidade do povo alagoano e sua história de superação e triunfos a tornam um símbolo de empoderamento feminino”, desde Dois Riachos quando enfrentou preconceitos ao jogar futebol em meio aos garotos da cidade, até em Londres na Inglaterra, ao superar notáveis nomes do futebol mundial, sendo a única hexa vencedora de títulos de melhor do mundo.

Antonio Albuquerque explica ainda que a relevância de Pelé para o esporte brasileiro e mundial é indiscutível e que merece todos os enaltecimentos por conta de sua grande carreira no futebol, porém, segundo o deputado, ele possui uma ausência de laços com o Estado de Alagoas.

“As grandezas de Marta e Pelé são irrefutáveis e incomparáveis. Ambos têm importância nacional e mundial, mas somente Marta tem a importância local por seus laços e identidade com o Estado, com o povo e com o futebol alagoano, o que a credencia ter a aclamação de seu nome, com o seu legítimo título de realeza, para designar o maior palco do futebol no Estado de Alagoas”. Antonio Albuquerque, deputado.

Rei Pelé

O estádio Rei Pelé é a maior praça esportiva do futebol alagoano, onde os rivais CSA e CRB mandam seus jogos. O Trapichão, como também é conhecido o estádio por estar localizado no bairro do Trapiche da Barra, completa 49 anos no próximo dia 25 de outubro.

Foi inaugurado no dia 25 de outubro de 1970 com o jogo amistoso entre Seleção Alagoana e o Santos, de Pelé. No momento a sua capacidade é para 19.105 torcedores.

Na sua argumentação, Albuquerque lembrou ainda que o estádio foi inaugurado no auge da ditadura militar, que construiu vários estádios no Nordeste. Esta teria sido a motivação para a homenagem a Pelé “descuidando da absoluta ausência de laços entre homenageado e o estado, e o futebol alagoano”. O parlamentar tentou ser elegante em sua explicação, lembrando que apenas Marta em laços com Alagoas.

Em maio, Edson Arantes, o próprio Rei do Futebol foi questionado sobre o PL em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. E deu apoio à mudança no nome do estádio, em tom de brincadeira, através de sua assessoria de imprensa.

“A Marta é o Pelé de saias. Acho muito justa a homenagem. É uma pena que não poderei fazer uma tabelinha com ela na reinauguração”. Edson Arantes, o Rei Pelé.

Marta e Pelé: Qual o nome para o Trapichão?

Votos Contrários

Quatro deputados votaram contra a proposta, Davi Maia (DEM), Cibele Moura (PSDB), Marcos Barbosa (Cidadania) e Sílvio Camelo (PV). Ao justificar seu voto, a deputada Cibele Moura disse que considera Marta a melhor jogadora da história brasileira, entre mulheres e homens, porém considera a matéria inconstitucional. O deputado Davi Maia também considera inconstitucional a permuta:

“Muito mais do que o nome num estádio, a Marta merece uma estátua. Agora trocar o nome, primeiro é inconstitucional, segundo é uma deselegância ao rei Pelé”. Davi Maia, deputado.

Após a votação, o deputado Galba Novaes (MDB) disse ser contrário a aprovação da matéria e pediu para que constasse em ata seu posicionamento. Ele disse que não há adjetivos para o que a Marta significa para os alagoanos, o Brasil e o mundo.

“Sem entrar no mérito do que significa o Pelé para o mundo, é o rei do futebol. Tirar o nome de Pelé, que há 48 anos vem dando nome ao estádio, é deselegante”. Galba Novaes, deputado.