13 de dezembro de 2019Informação, independência e credibilidade
Brasil

Enem é realizado com sucesso e tema da redação é elogiado

Segundo o balanço do primeiro dia de provas, 1,2 milhão dos 5,1 milhões de inscritos não compareceram

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve dificuldade média e chamou atenção pela neutralidade ideológica das questões apresentadas nas provas Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Claro, apesar de ter abordado temas diversos, as perguntas passaram longe de assuntos que poderiam ser mais polêmicos, como direitos da população LGBT ou racismo.

A prova de redação, cujo tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, foi considerada pouco complexa para desenvolvimento da tese dissertativa-argumentativa e também fugiu de polêmicas.

Esse ano, segundo o balanço do primeiro dia de provas, 1,2 milhão dos 5,1 milhões de inscritos – ou seja, 23% dos candidatos – não compareceram, índice similar ao observado no primeiro dia de prova do ano passado.

Vazamento

Após confirmar que uma foto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que circulou desde às 15h do dia da prova é verídica e dizer que o vazamento não prejudicou o andamento da prova, o ministro Abraham Weintraub afirmou que vai “escangalhar ao máximo” a vida de quem publicou a foto.

Em entrevista coletiva após a prova, ele disse ainda que quer fazer a pessoa se arrepender “amargamente de um dia ter vindo ao mundo.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.