9 de abril de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Escolas privadas perdem um terço dos alunos do nível médio

Alta das mensalidades e institutos federais são apontados como os culpados pelo sindicato patronal

Escolas privadas perdem alunos com recessão

As escolas privadas do Brasil perderam quase um terço (27%) de seus alunos de ensino médio comparando 2014 a 2018. Isso corresponde a 351 mil estudantes a menos.

Segundo noticiou O Globo, a avaliação de representantes do setor é que existe um conjunto de fatores que causa essa queda. Eles passam por crise econômica agravada em 2015, abertura de institutos federais de educação a partir de 2013, Prouni e o salto no valor da mensalidade.

O Sindicato Nacional das Escolas Particulares reclama mais do que chama de “proliferação dos institutos federais de educação, onde os alunos encontram um ensino com qualidade parecida e de graça”.

Mas, o fator orçamento doméstico, em uma onda de recessão, é tido como um dos mais importantes pela entidade sindical, que destaca suas razões a partir de dados do IBGE.
– Com um maior número de professores, além de profissionais mais bem remunerados, as mensalidades costumam ser até 50% mais altas do que as escolas de ensino fundamental. Nos colégios privados, esse valor mais do que dobrou em sete anos, segundo o IBGE. Tudo isso num cenário de grave recessão. – Diz o Sindicato patronal.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.