5 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Mundo

EUA mudam recomendação sobre transmissão de covid-19 via objetos

Ainda é preciso tomar precauções, mas CDC afirma que o novo coronavírus “não se espalha facilmente” por “tocar superfícies ou objetos”

O CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos declarou hoje que o coronavírus “não se espalha facilmente” por “tocar superfícies ou objetos”, como embalagens de alimentos e maçanetas, por exemplo.

De acordo com a emissora CNN, dos Estados Unidos, “especialistas alertam que isso não significa que não é mais necessário tomar precauções” para impedir a disseminação da covid-19.

Desde meados de março, o CDC dizia que “era possível” a transmissão do vírus por tocar em objetos contaminados, mas agora mudou a diretriz e inclui “superfícies ou objetos” em uma seção que detalha formas pelas quais o coronavírus não transmite imediatamente.

Apesar da posição da CDC, autoridades de saúde pelo mundo e a Organização Mundial de Saúde (OMS) mantêm a recomendação de lavar sempre as mãos após tocar em objetos que possam estar contaminados como embalagens de alimentos e maçanetas.

Outras maneiras pelas quais o vírus não se espalha facilmente são de animais para pessoas ou de pessoas para animais, disse a agência em sua página.”

A covid-19 é uma doença nova e ainda estamos aprendendo sobre como ela se espalha. Pode ser possível que o coronavírus se espalhe de outras maneiras, mas essas não são as principais formas conhecidas de propagação do vírus”, diz o texto.

O site do CDC afirma que a principal forma de propagação do vírus é:

  • Entre pessoas que estão em estreito contato umas com as outras (até um metro e meio).
  • Através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.
  • Essas gotículas podem pousar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou possivelmente inaladas nos pulmões.

Funcionários do CDC dizem que o COVID-19 se espalha “muito facilmente” entre pessoas e pesquisas sugerem que o vírus “está se espalhando mais eficientemente que a gripe, mas não tão eficientemente quanto o sarampo, que é altamente contagioso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.