24 de fevereiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Ex-filiado ao PT, Tonholo é nomeado reitor da Ufal por Bolsonaro

Professor desfiliou-se do partido logo após vencer as eleições com 55% dos votos.

Tonholo: o novo reitor da Ufal

O professor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi nomeado nesta quinta-feira, 16, para a Reitoria pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ex-filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Tonholo pediu a desfiliação do partido logo após vencer as eleições com 55% dos votos. O professor do Departamento de Química buscou alianças com dirigentes do PSL em Alagoas para assegurar sua nomeação como Reitor.

Entre os acordos firmados pelo novo reitor com a base do governo está o compromisso de implantação do programa Future-se na Ufal. O que deve acontecer após uma nova votação sobre matéria pelo Conselho Universitário que havia rejeitado o programa em 2019.

Segundo o MEC, o objetivo do Future-se é dar mais autonomia financeira para as Universidades e Institutos Federais, fomentando o empreendedorismo e a inovação e captando recursos privados.

Josealdo Tonholo é reconhecido como um respeitado pesquisador da Ufal, com pós-doutorado pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Além de ser bacharel e licenciado em Química,  mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

 

2 Comments

  • Avatar Joilson Gouveia

    A IMPRENSA BANAL E “O CARANGUEJO ALAGOANO”!
    Joilson Gouveia*
    O cara foi eleito, ao cargo de reitor da UFAL, e escolhido democraticamente por 55% dos votos, e nomeado pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro – o MITO que aceitou o resultado democrático -, mas a “redação” (ao que se nos antolha) não aceita que um esquerdista e até ex-petista seja nomeado pelo MITO; agora pense: se não o nomeasse por isso; o barulho, latomia e estardalhaço ou chororô seria ainda maior; ou não?
    Essa é aquela “turminha do quanto pior; melhor”! Ou não? O que faz-me lembrar da “estória do caranguejo alagoano vendido em Copacabana”! Conhecem-na? Tsc, tsc, tsc!
    É essa a “imprensa banal”, tal e qual definida por G.K. Chesterton!
    Abr
    *JG
    👈👈😎👊👊👊👊👊👊👊👊👊😎👉👉 #AliançaPeloBrasil #B38 #Jair38 #Presidente38
    P.S.: Postado in https://eassim.net/ex-filiado-ao-pt-tonholo-e-nomeado-reitor-da-ufal-por-bolsonaro/

  • Avatar Edmá Jucá

    Então, parece que ele foi legitimamente eleito né? Num Estado democrático de direito é garantia constitucional a liberdade de ir e vir, ou não? A desfiliação dele nesse atual momento não fere suas convicções e consciência mas o liberta de uma ‘ amarra’ que poderia travar os investimentos em nossa universidade. Vamos ajudá-lo em sua gestão e respeitar o resultado eleitoral? O bom senso pede licença.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.