2 de junho de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Extremos: Site reúne desabafos de pessoas com parentes bolsonaristas

Muitos demonstram frustração com pais e mães que, mesmo em grupo de risco, seguem escutando os conselhos do presidente nesta pandemia

Na comunidade brasileira do Reddit, rede social que agrega conteúdo de outros sites e incentiva discussões e temas por nicho, um grupo de internautas desabafou em tópico aberto na noite de quarta (8) sobre a convivência de filhos que ainda não aceitam o conservadorismo e apoio bolsonarista de seus pais.

Com o título “Meu pai entrou de cabeça no discurso bolsonarista“, o tópico mostra como vem sendo o convívio nos lares brasileiros em que as questões políticas vem se tornando cada vez mais extremas. E em tempos de distanciamento social, a necessidade de ficar em casa catalisou ainda mais as discussões entre quem possui opiniões diferentes sobre o presidente Jair Bolsonaro.

O detalhe da discussão, no entanto, partiu para a frustração com pais e mães que, mesmo em grupos de risco, seguem escutando os conselhos do presidente nesta pandemia. Que acabou sendo um debate entre fatos e factoides, razão e emoção ou ciência e achismo.

Apesar de conselhos de especialistas, da Organização Mundial de Saúde e do próprio ministro da Saúde, Bolsonaro segue defendendo um remédio não comprovado como cura e está ansioso para o retorno das atividades comerciais. Mesmo com todas as evidências, mostradas em diversos países, que esta é a decisão errada. E isso vem frustrando muitos familiares. Veja alguns dos desabafos:

RP_blox:

Meu pai entrou de cabeça no discurso bolsonarista, ele acha que todo mundo que discorda do Bolsonaro está de alguma forma envolvido numa conspiração chinesa comunista pra dominar o mundo. Ele se agarra em qualquer vídeo de whatsapp que fale que todo esse negócio do coronavírus e de ficar em quarentena é besteira.

Meu pai tem mais de 60 anos, tem problemas no pulmão e já está querendo voltar a trabalhar. Sinceramente, eu já joguei a toalha. O nível de lavagem cerebral que o bolsonarismo está fazendo com as pessoas é uma coisa que eu achei que só existia em livros distópicos. Meu pai tem um bom coração, é difícil ver o que a ignorância e o medo fazem com uma pessoa. Eu só espero que um dia caia a ficha“.

Resep1:

Uma hora atrás eu tava aqui prestes a desabafar exatamente isso. Meu pai hoje na hora do almoço começou a despejar toneladas de asneiras, desde conspiração chinesa/comunista pra tirar o bolsonaro do poder, até uma expressada vontade de que o exercito tome o poder. Mano, mano, mano… eu to até agora tremendo de nervoso, não consigo digerir tudo isso. Foram tantas merdas faladas, tipo, citou vídeo de whatsapp, coisas que amigos bolsonaristas disseram pra ele. Muitas coisas mesmo.

Eu não consegui nem tentar argumentar com ele, não saberia nem por onde começar e qualquer tentativa de introduzir uma conversa mais técnica e real, meu pai não acompanharia e só iria piorar. Ele estoura rápido quando começa a falar desse assunto, e eu não sei se eu tento explicar as coisas ou se eu deixo pra lá pra evitar um conflito tenso. Eu fiquei puto ouvindo tudo isso aqui do meu quarto, uma vontade de chorar de revolta mesmo.

Larguei a toalha e deixo pro tempo resolver. Meu velho também tem problema de pulmão porque fuma 1 cigarro a cada 30 minutos, diabético, hipertenso e com os seus 60 anos. Estou incrédulo com tamanha lavagem cerebral, com tamanho absurdo e de tudo aquilo que o Bolsonaro prega e que tomou conta do meu pai também. Parecem zumbis. Eu só quero que essa merda acabe logo e que esse vírus leve as vidas que precisam ser levadas pra que todo mundo perceba que ignorância custa caro, custa vida. foda-se“.

Drpgrow:

Minha mãe tá compartilhando vídeo do Caio Coppolla falando que ele é um gênio que abre a cabeça dos jovens e que fez a Gabriela pedir pra sair. Segundo ela “Petistas querem ficar em casa e sem aula. Odeiam trabalho.” e que p Brasil ser um país tropical muito poucos morrerão. Eu tô num mau humor do caralho, sem vontade nenhuma de fazer nada e decepcionado com meus pais. Parei de seguir qualquer tipo de notícia que envolva Covid e sinceramente joguei a toalha também. Já espero que aconteça o pior aqui nesse buraco.”

Rossmark:

“De alguma forma… é reconfortante saber que não estou sozinho nessa. Faz muito tempo que perdi o respeito por meu pai. Eu não o reconheço mais intelectualmente.. De verdade, parece que o nível de inteligência dele despencou nos últimos anos

Seu gosto para filmes, os programas que assistia (amava JN e CBN, hoje apenas Record e Jovem Pan), fora que quando tá na TV, não perde um programa policialesco lixo, comemora morte de bandido como se fosse gol e passa o dia ouvindo áudios e vendo vídeos bolsonaristas. Tudo o que ele recebe é verdade indiscutível, mas se passo um fato pra ele, com todas as provas do mundo, ele pergunta se eu tenho certeza e é uma batalha imensa para provar a veracidade. Pra horas depois ele mandar um link bosta “me contradizendo”.

O mais frustrante de tudo é que eu não queria desistir dele. Ele tem 64, é obeso e hipertenso, mas parece tão jovial… É meu pai, pow. Eu tenho ele na maior das estimas, o amo e com certeza não quero que nada de ruim aconteça com ele (e por tabela, que aconteça com minha mãe, que não é bolsonarista, mas se vê preza num), mas está cada vez mais difícil lidar com isso

É muito ódio, é muito fato idiota, é muita contradição, é muita teimosia… E isso tá me deixando mal pra caramba. Sinto por todos os que passam por isso”.

Nerdyblitz:

“Mesma coisa aqui. Ainda bem que nem moro com ele. Se ele quer se matar e matar minha mãe, que além de idosa tem problemas respiratórios, ele que se vire. Não discuto mais não.

Bolsonarismo é uma doença. A pessoa perde totalmente a noção de tudo e passa a questionar tudo que não seja um vídeo de whatsapp. É doentio. Um cientista falando e um áudio de whatsapp tem o mesmo valor pra eles. Felizmente Darwin não falha. Deixa o vírus trabalhar”.

Yvesauad:

Eu podia estar postando isso. Meu irmão e minha mãe dizem para eu relevar e continuar com uma relação saudável com meu pai. As coisas que eu acredito são como uma colisão frontal com meu pai, porém. No momento não sei como me comportar e nem tenho investido muito tempo nisso. O meu medo eh exatamente essa minha indiferença. Acho que ele sente o mesmo em relação a mim. Força ai”

Ludicrouscuriosity:

Eu já ouvi minha mãe xingando jornalistas na tv de burro e que deveriam estudar, sendo que sua maior fonte de informações são vídeos de WhatsApp de procedência duvidosa e os mesmos canais da bolha bolsonarista do Youtube, e eu ainda tenho que ouvir que eu sou o dono da verdade quando faço um mínimo de pensamento crítico“.

Protastus

Mesma coisa aqui, desde antes da eleição. Eu já disse que discordo e já expliquei muito bem por que. Nessa questão do coronavirus é super fácil, porque literalmente virou Bolsonaro contra o mundo. Na maioria dos casos, evito ao máximo engajar a questão.

Mas infelizmente meus pais têm uma vontade compulsiva de falar do Bolsonaro e propagar fake news. É foda eu não conseguir ter uma conversa normal com meus pais, saber como eles estão, etc. porque tudo vira um desabafo contra uma conspiração que quer tomar controle do Brasil“.

Jappazzor:

Minha vó ganhou um tablet e ela so fica vendo videos no youtube desses bolsonaristas. Estes dias em um almoço em casa ela comentou que o virus foi criado pela China para tirar o Bolsonaro do poder. Ai se vc tenta explicar a situação, é chamado de burro. Nao sei mais como converter esta situação“.

DTHayakawa:

Meu pai é médico aposentado, 66 anos e tá no mesmo discurso. Hoje ele e minha mãe foram pra praia bater perna. Eu já desisti, larguei mão. Avisados estão“.

Happyd0g:

Meu pai tá na mesma. Eu o considerava uma pessoa extremamente inteligente, admirava muito tlgd? Mas ele foi piorando nesses últimos anos. Eu entendo ele ter rancor do PT e tals, mas ele se transformou numa pessoa ruim, desagradável. Ele acredita em qualquer bosta do WhatsApp, faz piadas que nem tem graça que ridicularizam outras pessoas e acha bonito, ficou obcecado em falar mal de esquerdista e comunista e falar de Bolsonaro, fica lendo umas notícias estranhas sobre cidadãos de bem matando bandido q parece q foram escritas como um artigo de opinião, beber cerveja virou traço de personalidade.

Eu nem consigo mais falar com ele pq ele não consegue mais manter uma conversa normal sem soltar umas merdas ridículas, começar a xingar esquerdista e babar ovo de Bolsonaro.

Eu já briguei com ele muito, mas eu cansei de dar a ele o benefício da dúvida e depois pesquisar melhor sobre o assunto e descobrir que as coisas que ele fala com toda a certeza do mundo é uma mentira deslavada ou uma ginástica mental tão grande que eu só consigo pensar que é desonestidade.

Eu já desisti. Esse mundo que ele reclama tanto foi o mundo que a geração dele criou, a vida que deixa ele constantemente amargurado de tudo foi a vida que ele construiu. A lição mais importante que ele me ensinou foi a de construir uma vida que me dará prazer de viver, na sorte ou no azar. Pena que ele tá sendo o mau exemplo. Mas eu não vou mais me deixar afetar por isso“.

Em tempo: segundo Datafolha nesta semana, entre eleitores que votaram em Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018, 17% dizem que estão arrependidos da escolha.

2 Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.