28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

FGV: PIB recuou 0,8% no trimestre encerrado em maio

Nesta segunda, o presidente Jair Bolsonaro disse que os dados sobre a economia estão “maravilhosos”

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,8% no trimestre encerrado em maio deste ano, na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro. O dado é do Monitor do PIB, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Logo, é de se concluir que nesta terça (16), o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que os dados sobre a economia estão “maravilhosos”. Ele ainda afirmou que há uma “perspectiva de ascendência na questão da economia”, após a aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara.

A maior prova de que eu acredito na equipe econômica é não interferir. Está indo muito bem. Os dados são maravilhosos. De ontem para hoje, já está uma perspectiva de ascendência na questão da economia, dos dados da economia. Jair Bolsonaro, presidente.

Segundo a FGV, no entanto, o PIB brasileiro cresceu apenas 0,5% quando comparado ao trimestre encerrado em maio de 2018. Considerando-se apenas o mês de maio deste ano, houve altas de 0,5% em relação ao mês anterior e de 4,3% na comparação com maio do ano passado. No acumulado de 12 meses, o PIB cresceu 1,2%.

O cálculo oficial do PIB é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado a cada trimestre fechado (janeiro a março, abril a junho, julho a setembro e outubro a dezembro).

Projeção do PIB só faz cair