4 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Fiscalização do Conselho de Enfermagem aprova funcionamento do Helvio Auto

Conselheiros inspecionaram as instalações e organização das equipes do hospital, além de outros serviços de saúde

Equipe de enfermagem do HEHA é elogiada em inspeção do Coren-AL, pela organização para enfrentamento da pandemia de coronavírus. Foto: Ascom Helvio Auto

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), recebeu ontem (24), uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), que foi verificar como estava o funcionamento da unidade diante da pandemia de coronavírus.

Os membros do Coren-AL comprovaram que o Hospital Helvio Auto apresenta fluxo do serviço de enfermagem bem organizado, assim como o abastecimento e uso correto de EPI’s conforme preconiza as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e o próprio Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Ainda foram checados o dimensionamento das equipes de enfermagem, a disposição dos isolamentos, a quantidade de dispensadores de álcool em gel em todo o hospital e o plano de contingência interno, traçado pelo hospital para enfrentamento da pandemia.

Em matéria divulgada pelo Conselho Regional de Enfermagem, o presidente do Coren, Renné Costa, afirmou que é importante frisar os casos positivos como o resultado da fiscalização no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, mesmo num momento em que a compra de EPIs está cada vez mais difícil.

“Nós sempre acolhemos com satisfação a preocupação dos conselhos de classe, a exemplo do Conselho Regional de Enfermagem. Recebemos os fiscais e mostramos como está sendo desenvolvido o trabalho e ao final, fomos parabenizados. É importante neste momento, enaltecer o trabalho dos conselhos que valorizam os profissionais e estão sempre em busca de melhorias constantes. A sensação da equipe do Helvio Auto foi de dever cumprido”. Emanuela Bezerra, coordenadora de Enfermagem do Hospital Helvio Auto, .

Desde início do mês de fevereiro, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto vem treinando semanalmente suas equipes, construindo fluxogramas de atendimento, fazendo rodas de conversa, e mantendo comunicação constante com a Reitoria da Uncisal e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a respeito do abastecimento de insumos e equipamentos de proteção individual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.