12 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Fiscalização vai atuar no Centro de Maceió na fase Laranja da retomada

Com a flexibilização da orla, parte das grades será transferida para o Centro, onde serão instaladas barreiras sanitárias móveis

Nesta sexta-feira (03), a cidade de Maceió inicia a Fase Laranja da reabertura de áreas públicas e retomada econômica de alguns segmentos. A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) preparou um plano de fiscalização em decorrência da flexibilização do setor lojista no Centro de Maceió.

Com a flexibilização da orla, parte das grades será transferida para o Centro, onde serão instaladas barreiras sanitárias móveis. Elas ficarão nos pontos de acesso ao Centro Comercial para disciplinamento e orientação das pessoas que vão ao Comércio para trabalhar ou fazer compras.

Nesta fase, o atuação segue de forma educativa e o objetivo é conscientizar a população e os lojistas quanto às medidas da fase laranja de retomada da economia. Posteriormente, se houver insistência, serão adotados os procedimentos cabíveis, de acordo com cada caso.

O Comércio vai funcionar em horário reduzido: das 10h às 17h, de segunda à sexta-feira e das 9h às 13h, no sábado. Está permitido o funcionamento de lojas com até 400 m2. Permanecem fechados os bares, restaurantes, shoppings, cinemas e teatros, e os eventos continuam suspensos.

“O objetivo é que essa abertura gradativa do comércio seja realizada da forma mais segura possível. Por isso, as equipes vão fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas obrigatórias para evitar o contágio pela Covid-19. Neste momento, todos precisam colaborar, o lojista deve cumprir os novos protocolos de higienização e a população também deve fazer sua parte”. Enio Bolivar, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social.

Além da Semscs – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal -, participam da ação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.