28 de maio de 2020Informação, independência e credibilidade
Mundo

Floresta na Ucrânia pega fogo e chamas se aproximam da usina de Chernobyl

Fogo iniciado por um fazendeiro está a 2 quilômetros dos dejetos nucleares mais perigosos do mundo

Chamas atingiram a zona de exclusão de Chernobyl, raio de 30 km da planta nuclear onde é proibido habitar. Foto: Kiev/Reuters

Como se os eventos do ano de 2020 já não fossem suficientes, incêndios florestais no norte da Ucrânia Fora, que estão fora controle há uma semana, chegaram nesta segunda-feira (13) à cidade abandonada de Pripyat, a poucos quilômetros da usina nuclear abandonada de Chernobyl.

O fogo está ativo desde sábado 4, depois que um fazendeiro incendiou a grama seca perto da zona de exclusão de Chernobyl, um raio de 30 quilômetros do reator que explodiu em 1986, no maior acidente nuclar da história.

A emissora britânica BBC reporta que as chamas se aproximaram da usina nuclear e estão agora a 2 quilômetros de onde ficam armazenados os resíduos mais perigosos da fábrica.

O governo ucraniano mobilizou aeronaves de combate a incêndio para jogar água no fogo. Mais de 300 bombeiros estão trabalhando no local, enquanto seis helicópteros e aviões estão tentando apagar as chamas. Especialistas temem aumento na radiação devido à combustão

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.