6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governadores do Nordeste consultam China e pedem material para tratar Covid-19

Renan Filho participou da teleconferência do Consórcio, que mencionou necessidade de leitos de UTI e respiradores

Enquanto o presidente chinês presidente Xi Jinping se recusa a falar com Jair Bolsonaro, que tentou contato após seu filho deputado, Eduardo Bolsonaro, iniciar um incidente diplomático culpando os chineses pelo vírus, o que levou a embaixada do país asiático aguardar por um pedido de desculpas, os governadores da região Nordeste estão em outro patamar.

Em carta assinada pelo presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), questionou diretamente ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, sobre a possibilidade de ajuda do país diretamente aos estados da região no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

A carta foi o resultado de um encontro virtual entre os governadores do Nordeste. No conteúdo da carta, eles mencionam que o governo da República Popular da China, viveu um “problema semelhante, do qual saiu vitorioso” e pedem apoio e colaboração por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam ajudar a combater o contágio.

“Temos necessidade de leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá déficit deste equipamento em momento de pico da epidemia”, diz a carta, que contrasta com a declaração do filho do presidente, dizendo que admiram a “forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos”.