12 de agosto de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo de Alagoas entrega 25 leitos para Covid em Penedo

São 18 unidades clínicas e 7 de UTI adulto, abertas nesta terça-feira, 23, na Santa Casa de Misericórdia

Vinte e cinco leitos destinados exclusivamente para tratar casos da Covid-19 foram abertos, nesta terça-feira (23), na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, no Baixo São Francisco.

O governador de Alagoas, Renan Filho; o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres; e o prefeito do município, Marcius Beltrão, fizeram a entrega dos equipamentos.

“Os novos leitos vão ajudar bastante a população de Penedo e da região do Baixo São Francisco. Vão colaborar, também, com Arapiraca e Coruripe, porque todos que necessitavam de um leito de UTI tinham que ir a uma dessas duas cidades. Penedo passa, agora, a ser, também, retaguarda para Igreja Nova, Piaçabuçu e São Sebastião”. Renan Filho.

Durante entrevista, o governados falou do legado que será deixado após a pandemia em Alagoas, fruto do processo de reestruturação da saúde, que vem sendo implementado em todo o estado.

instalamos 300 novos leitos de UTI, Passamos de 180 para 480 no enfrentamento à Covid. Isso vai ajudar demais as pessoas neste momento e num futuro próximo, ficando como legado para tratar outras doenças”. Renan Filho.

Na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, foram abertos dezoito leitos clínicos e sete de UTI adulto, estes instalados na Unidade de Terapia Intensiva Provedor Dom Valério Breda, uma homenagem ao religioso falecido no dia 16 de junho.

“Dom Valério tinha uma responsabilidade muito grande em conduzir religiosamente essa região de Alagoas, mas, entre todas as suas atribuições, sempre foi a obra da Santa Casa de Misericórdia de Penedo uma obstinação sua”. Renan Filho.

Penedo passa a contar, agora, com 28 leitos exclusivos para Covid, doença causada pelo novo coronavírus. Outros três já estavam em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Penedo pertencente à 6ª Região de Saúde, localizado na 1ª Macrorregião. O secretário Alexandre Ayres destacou que a abertura dos novos leitos só foi possível graças à parceria firmada entre o Governo do Estado, a Santa Casa e a Prefeitura Municipal.

“No dia 13 de março, anunciamos que até o dia 30 daquele mês teríamos 105 leitos abertos, entre clínicos e de UTI. Com essa abertura de hoje, aqui em Penedo, a gente passa dos 1.150 leitos em 90 dias. O desafio é imenso. Hoje a gente faz uma reflexão e lembra de toda a dificuldade que passamos, mas contamos, sempre, com a apoio das prefeituras e também dos hospitais filantrópicos, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia de Penedo”. Alexandre Ayres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.