28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

GP da Austrália de F1: Funcionários de equipes testam positivos para o novo coronavírus

Em um mundo alheio, a FIA segue o calendário e ainda não suspendeu o GP deste final de semana

Na manhã desta quinta-feira (12), às vésperas do início das atividades do GP de Melbourne, na Austrália, pela abertura da Fórmula 1 2020, mais dois funcionários estão com suspeitas de terem contraído o novo coronavírus. A Haas confirmou que agora são quatro os membros da equipe em quarentena, um engenheiro e três mecânicos.

“Devemos ter os resultados até à tarde. Até então, não sei de nada, não quero especular. Não sou médico. Espero que eles estejam negativos para o coronavírus e que continuemos como gostaríamos”. Guenther Steiner, chefe da Haas.

Além dos funcionários da escuderia norte-americana, a McLaren também tem um profissional isolado no momento.

Suspensão

Torneios de futebol na Europa, como o Campeonato Italiano ou a Liga Europa estão suspensas. Outros campeonatos, como o Francês, Espanhol e Alemão, tem partidas com portões fechados. As eliminatórias da Copa 2020 na América do Sul estão suspensas e é uma questão de horas para acontecer o mesmo com a Euro Copa e até mesmo as Olimpíadas no Japão.

Mas a Fórmula 1, em um mundo alheio, a FIA segue o calendário e ainda não suspendeu o GP deste final de semana. Hexacampeão mundial,  e um dos maiores nomes da F1 em todos os tempos, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, criticou a Federação por seguir com a programação do evento mesmo em meio ao caos global provocado pela pandemia do novo coronavírus.

“Estou muito, muito surpreso por estarmos aqui. É ótimo termos corridas, mas, para mim, é chocante estarmos todos sentados nesta sala e que haja tantos fãs na pista. Parece que o restante do mundo está reagindo, provavelmente um pouco tarde. A NBA foi suspensa, mas a F1 continua trabalhando declarou o piloto da Mercedes. O dinheiro é rei, mas, sinceramente, não sei. Não tenho muito mais a acrescentar”. Lewis Hamilton, hexacampeão mundial e piloto da Mercedes.