16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Há três anos, dois irmãos e um pedreiro foram mortos e réu ainda não foi julgado

Três policiais militares que participaram da ação foram indiciados e afastado das ruas; Apenas um deles foi preso

Nesta segunda, 25 de março, completam três anos dos homicídios dos Irmãos Josenildo Ferreira, 16 anos, e Josivaldo Ferreira, 18, ambos portadores de necessidades especiais e do pedreiro Reinaldo da Silva. Eles foram assassinados durante uma ação da Polícia Militar em 2016, no Village Campestre, em Maceió.

Três policiais militares que participaram da ação foram indiciados e afastado das ruas. Apenas um deles foi preso e responde pelos homicídios, o cabo Johnerson Simões Marcelino.

O recurso do cabo, contra a sentença de pronúncia proferida pelo juiz Geraldo Amorim, segue aguardando o julgamento pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

O recurso está concluso ao Desembargador João Luiz Lessa desde janeiro e a Câmara Criminal negou por unanimidade o habeas corpus impetrado pelo réu.

Crime

Uma testemunha do crime, que não pode ser identificada, contou que os irmãos apanharam dos policiais e revidaram a agressão, antes de serem baleados. Josivaldo e Josenildo Aleixo tinham deficiência intelectual, estudavam na Associação Pestalozzi e possuíam a idade mental de uma criança de 10 anos.

Segundo a versão dos PMs que participaram da ocorrência, os irmãos reagiram a uma abordagem policial e houve troca de tiros. O pedreiro passava pelo local e acabou atingido no suposto tiroteio. A promotoria contesta essa versão.

Ao Conseg, foi relatado que os irmãos foram levados ao Hospital Geral do Estado (HGE) pelos militares, em uma viatura, mesmo com um deles já morto, com um tiro na cabeça. Não houve acionamento do SAMU para realizar socorro médico, nem a preservação da cena da ocorrência.

Da mesma forma, no local do crime, já não havia cápsulas ou marcas de tiro, apesar de os militares terem relatado ao seu comandante um confronto, com troca de tiros e duas armas apreendidas supostamente em poder dos irmãos.