19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

“Herói não é Ustra, é Ayrton Senna”: Alexandre Frota é expulso do PSL

Decisão pela expulsão do partido do presidente foi unânime

O PSL decidiu em reunião nesta terça-feira (13) expulsar o deputado Alexandre Frota (SP) da legenda. Eleito na onda do bolsonarismo para o primeiro mandato, com 156 mil votos, Frota não tem poupado críticas ao presidente Jair Bolsonaro.

Frota foi enquadrado em artigo do regimento que fala sobre desalinhamento partidário. Segundo Luciano Bivar (PE), presidente do partido, a expulsão está relacionada às declarações do deputado sobre o presidente Bolsonaro e sobre seus correligionários, e não a seu voto na reforma da Previdência.

No segundo turno da votação, na Câmara, ele foi o único deputado do partido que se absteve de votar. De acordo com a cúpula do PSL, a decisão pela expulsão foi unânime.

Frota já revelou que foi convidado pelo prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, para se filiar ao partido. O parlamentar disse ter sido chamado por Neto para uma reunião em Salvador.”Fiquei muito feliz e honrado com o convite. Está me esperando de portas abertas e com tapete vermelho”. Há lugar pra todo mundo em Brasília.

Bolsonaro

O deputado Alexandre Frota criticou as falas do presidente Jair Bolsonaro, que chama de herói o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador da ditadura militar, cujos crimes foram reconhecidos pela Justiça. Ustra morreu em 15 de outubro de 2015. Bolsonaro recebeu sua viúva, Maria Joseíta Silva Brilhante Ustra, na última semana.

Frota já sofreu retaliação do presidente, que lhe tirou os cargos na Câmara por discordar de suas declarações. De acordo com a Folha de S.Paulo, ele foi expulso hoje do partido. Ainda assim, o deputado fez novas críticas a Bolsonaro, em entrevista ao Buzzfeed, apesar de dizer que “ainda não” está arrependido do apoio a ele.