18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Lama e caos: Mercado Público do Benedito Bentes registra transtornos

Além de prejudicar as vendas, os problemas atrapalham o trânsito numa das áreas mais frequentadas do bairro, que inclusive é o acesso dos ônibus ao Terminal Integrado

Água fétida escorre na área próxima ao mercado do Benedito Bentes | Foto: Rafael Oliveira (Cortesia)

A situação é caótica no Mercado Público do Benedito Bentes, bairro da parte alta de Maceió. Nos arredores do local, água fedida escorre pelo que sobrou do asfalto, pois a pista está sendo engolida pela buraqueira.

Além de prejudicar as vendas, os problemas atrapalham o trânsito numa das áreas mais frequentadas do bairro. O cruzamento utilizado para acesso dos ônibus ao Terminal Integrado, por exemplo, está praticamente intransitável.

Moradores denunciam que tudo se agravou após a transferência dos feirantes que ocupavam o canteiro central do Benedito Bentes 2 para lá. “O mercado do Benedito tem uma estrutura de saneamento que comporte aquelas pessoas?”, questionou o barbeiro Rafael Oliveira, que chama atenção para o medo que as pessoas têm de contrair doenças ao ter contato com a água contaminada.

De acordo com a prefeitura, a realocação dos feirantes, executada no final do ano passado, foi necessária para execução de um projeto de ordenamento e reurbanização do bairro. Mesmo assim, alguns comerciantes retornaram para o canteiro, reclamando do fraco movimento.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) reforçou, por meio de nota, que a mudança dos feirantes para o Mercado Público do Benedito Bentes é parte do trabalho de revitalização do canteiro do bairro, “que melhorou o tráfego de pessoas e veículos na região”.

“A Semtabes informa ainda que está em processo de licitação a compra de equipamentos para melhorar a estrutura do mercado e de trabalho dos feirantes, a exemplo de barracas padronizadas”, acrescentou a secretaria.