26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula vira réu por lavagem de R$ 1 milhão em seu Instituto

Supostas interferências em decisões do ditador Teodoro Obiang, da Guiné Equatorial

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se tornou réu em mais um processo da Operação Lava Jato nesta sexta-feira (14), desta vez sob acusação de crime de lavagem de dinheiro.

Nesta ação, que tramita em São Paulo, Lula é acusado de ter recebido R$ 1 milhão como contrapartida a supostas interferências em decisões do ditador Teodoro Obiang, da Guiné Equatorial, que teriam beneficiado os negócios do grupo brasileiro ARG no país.

O valor, segundo o MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo, foi dissimulado como uma doação ao Instituto Lula.

De acordo com a Lava Jato, os fatos ocorreram entre setembro de 2011 e junho de 2012. Os procuradores apontam que, em 2011, o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti, solicitou a Lula que agisse junto ao governo da Guiné Equatorial para manter acordos com o grupo ARG, “especialmente na construção de rodovias”.

A defesa do ex-presidente Lula informou que irá se manifestar por meio de nota. Na apresentação da denúncia, os advogados a classificaram como “absurda e injurídica”.

Provas, segundo a força-tarefa, teriam sido encontradas em e-mails no Instituto Lula que foram apreendidos durante a busca e apreensão realizada em 4 de março de 2016, no mesmo dia em que Lula foi levado pela Polícia Federal para prestar depoimento por meio de condução coercitiva, no aeroporto de Congonhas.

Lula também teria cometido o crime de tráfico de influência, que por já ter 73 anos de idade, prescreveu. Em nota, o Instituto Lula disse que todas as doações foram “legais, declaradas, registradas, pagaram os impostos devidos, foram usadas nas atividades fim do Instituto e nunca tiveram nenhum tipo de contrapartida”.

Além do ex-presidente, a força-tarefa também denunciou o controlador do grupo ARG pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro.