7 de dezembro de 2019Informação, independência e credibilidade
Personalidades

Luto na TV brasileira: Morre o diretor Jorge Fernando

Jorge Fernando foi um dos maiores diretores da TV brasileira

Jorge Fernando: um dos mais brilhantes diretores da televisão brasileira

Ator e diretor de teatro e televisão, Jorge Fernando morreu na noite de domingo (27), após passar mal e ser internado no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O ator, de 64 anos, foi vítima de uma parada cardíaca “em decorrência de uma dissecção de aorta completa”, informou a unidade. Jorge Fernando se recuperava das sequelas de um acidente vascular cerebral sofrido em janeiro de 2017.

Nascido no Rio, Jorge Fernando começou a atuar aos 17 anos, ao adaptar para um monólogo a peça “Zoo Story”, de Edward Albee. Na Globo a estreia como ator ocorreu em 1978, no seriado “Ciranda, Cirandinha”, voltado ao público jovem.

Ainda apenas como ator, Jorge Fernando participou das novelas “Pai Herói” e “Água Viva”. Começou a trabalhar como diretor em 1980, na novela “Coração Alado”, de Janete Clair.

Ao longo de sua trajetória profissional, atuou ao mesmo tempo como ator e diretor em diversas novelas. Também comandou programas da linha de shows da Globo e dirigiu espetáculos teatrais como “Não Fuja da Raia”, estrelado por Claudia Raia.

No espetáculo teatral “Boom”, estrelado por ele mesmo, Jorge Fernando cantava, dançava e interpretava vários personagens.

Um dos grandes sucessos de sua carreira na TV foi a novela “Guerra dos Sexos”, que rendeu o prêmio de melhor diretor pela Associação Paulista de Críticos de Arte, ao lado de Guel Arraes, em 1983.

Na Globo, seu último trabalho como ator e diretor foi este ano, na novela “Verão 90”.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.