26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Mais Médicos: 3 mil brasileiros inscritos ainda não se apresentaram

Parte dos 4 mil que se apresentaram podem sair do programa, quando começam as residências médicas no país

Cerca de 3.000 candidatos que se inscreveram no programa Mais Médicos ainda não se apresentaram nos municípios para os quais foram alocados. O prazo para que comecem a trabalhar termina nesta sexta (14). Foram abertas no total 8.517 vagas.

Os dados foram apresentados nesta quinta (13) para a comissão tripartite que acompanha o programa.

E os números podem ser mais afetados: parte dos mais de 4.000 médicos brasileiros que já se apresentaram pode deixar os cargos a partir de março, quando começam as residências médicas do país.

Apesar da comemoração do presidente eleito, até agora, 60% delas foram de fato preenchidas.

Alagoas

Em Alagoas, são 119 médicos no total. Na capital Maceió e na região metropolitana (Arapiraca e Palmeira dos Índios) são 8 vagas.

Em Campestre, em área considerada vulnerável, são duas vagas. Em outros 38 municípios alagoanos, em regiões de extrema pobreza, são outros 104 médicos.

Além disso, nas DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) de Alagoas e Sergipes, 5 vagas para médicos serão abertas para saúde indígena.

Para os médicos que trabalharão em áreas indígenas, haverá escalas das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), cuja permanência no território poderá ocorrer por períodos de 32 horas semanais – 10, 15 e até 30 dias.

Com o programa, mais de 700 municípios brasileiros tiveram um médico pela primeira vez na história. E cerca de 528 mil alagoanos podem ficar sem atendimento médico, na Atenção Básica de Saúde, com a saída dos médicos cubanos.

Emergência

A publicação do edital foi definida pelo governo federal no esforço de assegurar assistência nos locais onde estavam os profissionais cubanos. O Ministério da Saúde Pública de Cuba, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), comunicou o rompimento do acordo de cooperação no Mais Médicos.