18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Mandetta é demitido e Nelson Teich deve assumir o ministério

Bolsonaro recebeu esta tarde o médico Nelson Teich, antes de demitir Mandetta

Oncologista Nelson Teich é o nome mais cotado para substituir Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta foi demitido nesta tarde desta quinta-feira, 16, após divergências com o presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia do coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro começa a receber, nesta quinta-feira, 16, no Palácio do Planalto cotados para substituir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O primeiro da lista é o oncologista Nelson Teich, que atuou na campanha eleitoral do presidente e tem apoio da classe médica. A decisão sobre o novo titular da Saúde, no entanto, ainda não está tomada, afirmam interlocutores do governo.

Mandetta já havia afirmado durante entrevista, na noite dessa quarta-feira (15), que não ficaria no cargo. “São 60 dias de batalha. Isso cansa!”, disse. “Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante”, completou o ministro.

Mesmo com toda a polêmica envolvendo Mandetta e Bolsonaro, o ministro disse que só deixaria o cargo assim que seu sucessor fosse escolhido e disse não ter se arrependido de ter assumido o cargo na gestão Bolsonaro. Ele informou, em entrevistas anteriores, que toda a equipe dará o apoio necessário para o próximo responsável pela pasta.