21 de fevereiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Matrículas para curso do Centro Cyro Accioly prosseguem até sexta

Instituição oferece vagas em cursos gratuitos de Braille, de Mobilidade e de Sorobã

Cyro Accioly continua com matrículas para os cursos de Braille, Mobilidade e Sorobã. Foto: José Demétrio

O prazo de matrículas para os cursos do Centro Estadual Cyro Accioly, especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual, prossegue até sexta-feira (14). As 150 vagas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão distribuídas em  seis cursos básicos e gratuitos.

O atendimento ao público ocorre nos horários de 8h às 11h e de 14h às 17h, no próprio Centro Cyro Accioly, na RuaDr. Pedro Monteiro, S/N, Centro de Maceió.

São ofertadas 25 vagas por curso: Leitura e Escrita Braille (Básico I e II); Básico de Orientação e Mobilidade; Básico de Sorobã – voltados à comunidade em geral e com carga horária de 40h, com material adaptado.

Já os cursos de Materiais Didáticos Adaptados para a Pessoa com Deficiência Visual e Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual são voltados para docentes e demais servidores públicos da rede estadual, com carga horária de 120h e ocorrem o ano inteiro.

As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de 4h por dia. De acordo com a diretora do Centro, Jedalva Santos, a cada semestre, mais pessoas entram em contato com a unidade à procura dos cursos.

“Temos uma demanda grande e alguns cursos que já estão sendo fechados, por exemplo, a Escrita Braille do básico I e a formação de professores”. Jedalva Santos, diretora do Centro.

Formação

A pedagoga Adriana Vicente da Silva, especializada em psicopedagogia, escolheu o curso de Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual para enriquecer seu currículo  e obter mais conhecimento.

“Escolhi o curso porque já trabalho estudantes autistas, com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH)e deficientes auditivos. Ainda não trabalho com deficientes visuais, mas, a qualquer momento, isso pode acontecer e precisarei estar preparada para ensiná-los. Por isso, sempre procuro me qualificar porque o curso favorece a minha carreira profissional”. Adriana Vicente da Silva, pedagoga.

Inscrições

Para realizar a matrícula, os candidatos deverão estar com a seguinte documentação: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e declaração da escola onde atua como professor (apenas para os que pretendem se inscrever no curso de Formação de Professores) e certificado do Curso Básico de Leitura e Escrita Braille (apenas daqueles que irão se inscrever no Básico II).

A matrícula só será realizada com a apresentação da documentação solicitada. O material didático – apostila – deverá ser adquirido no ato da inscrição.

Já o material de uso pessoal (kit reglete,sorobã e venda para os olhos) pode ser adquirido em contato com a APEC (Associação Pernambucana de Cegos) pelos telefones: (81)99986-9200 ou (81) 98848-3530. O contato com a associação éopcional.

Informações

Para mais informações sobre os cursos, é só entrar em contato nos números: 3316-1362 / (82) 98719-6369 / (82) 99119-3879 (Cyro Accioly)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.