27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Moradores de Guaxuma protestam contra destruição de área verde

Ação impetrada no Ministério Público exige audiência pública e mudança do curso da estrada

 

Hoje onde é a área verde da Rua Xavier de Araújo, Gurguri – Guaxuma, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-AL), quer passar máquinas e tratores para abrir um trecho da duplicação da AL-101 Norte, a rodovia litorânea que liga Maceió a Maragogi.

Por isso mesmo, desde às 7 horas desta segunda-feira, 27, os moradores deram início a uma manifestação contrária e já impetraram uma ação no Ministério Público Estadual para evitar a obra e denunciar que o projeto original da duplicação sofreu mudanças e por isso a área verde está sendo atingida.

“Esse novo projeto foi modificado sem aviso aos moradores, sem audiência pública. Querem destruir toda a frente de área verde, preservada por nós moradores, há mais de 30 anos”, afirma Lindair de Moraes Amaral – Representante dos moradores

Segundo Lindair, a  obra ainda destruirá parte de uma via de rolamento em frente às casas dos moradores da Rua Xavier de Araújo. “Além da devastação essa parte ambiental, querem tirar mais da metade da rua em que moramos”, protesta Lindair.

Por meio de uma representação no Ministério Público, protocolada no último dia 21, eles querem a suspensão das obras e para que seja realizada uma nova audiência pública com os mais de 70 moradores que assinaram o documento.

Para os moradores, existem outras alternativas para realização do projeto, desviando a obra mais alguns metros para o lado esquerdo da pista (sentido Recife), onde ainda não existem moradias construídas. Essa alternativa, preservaria as duas áreas verdes do loteamento Gurguri e os moradores não perderiam a qualidade de vida.