28 de fevereiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Mutirão de Cirurgias vai ampliar tipos de procedimentos em AL

Renan Filho anunciou nesta quarta-feira (8) que, após a terceira etapa de triagens, o programa vai atender a população no interior do estado

O Mutirão de Cirurgias Eletivas terá seu escopo de atuação ampliado. Executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o programa vai expandir os tipos de procedimentos cirúrgicos ofertados à população e passar a atuar, também, no interior de Alagoas numa próxima etapa.

A informação é do governador Renan Filho, que nesta quarta-feira (8) visitou a assistente administrativo Fernanda Maria da Silva, 31 anos, que mora no Clima Bom.

Ela é uma das 235 pacientes que passaram por cirurgias no Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, no bairro Poço, em Maceió. Outros 1.206 procedimentos já estão agendados por meio das triagens realizadas nos bairros do Benedito Bentes e Vergel do Lago.

Governador Renan Filho visitou, nesta quarta-feira (8), Fernanda Maria da Silva, uma das pacientes do Mutirão de Cirurgia, que já se submeteu ao procedimento de retirada da vesícula biliar. Foto: Márcio Ferreira

“Inicialmente, o Mutirão foi focado nas três principais necessidades do cidadão, nas cirurgias de pedra na vesícula, mioma e hérnia. Mas como levamos o Mutirão para os bairros, percebemos outras necessidades. Então, estamos reunindo essas demandas e o próximo passo será a ampliação do escopo. Isso significa ampliar os tipos de cirurgias que serão feitas. Trata-se de um grande avanço porque vai atender ainda mais pessoas”. Renan Filho, governador de Alagoas.

O Programa Mutirão de Cirurgias Eletivas foi iniciado no dia 5 de dezembro do ano passado com a finalidade de realizar 5 mil procedimentos e, dessa forma, reduzir a fila de espera e proporcionar resposta mais rápida e eficaz à população que necessita de um procedimento cirúrgico para a retirada de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica – em crianças e adultos de 4 a 65 anos –, histerectomia total (remoção do útero) e colecistectomia (vesícula biliar).

Após atender os moradores do Benedito Bentes e do Vergel do Lago, a triagem do Programa Mutirão de Cirurgias Eletivas chega ao bairro do Clima Bom, nos dias 16, 17 e 18 deste mês. Renan Filho falou sobre a próxima etapa.

One Comment

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.