19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Nações Unidas apresenta avaliação da parceria com a Prefeitura de Maceió

Iniciativa da Organização das Nações Unidas está no Município desde 2013 com pesquisa, diagnóstico e apresentação de novas propostas pedagógicas para a Educação

Encontro aconteceu na sede da Prefeitura, em Jaraguá. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e a secretária de Educação, Ana Dayse, receberam, nesta terça-feira (16), técnicos e consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para avaliação do projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) está no Município desde 2013 com pesquisa, diagnóstico e apresentação de novas propostas pedagógicas para a Educação.

A apresentação foi conduzida pela avaliadora do projeto do Pnud, Clarice Zilberman Knijnik, que realizou a consultoria durante seis meses para levantamentos dos resultados das ações no Município. O gestor afirma que as ações da parceria foram importantes para o avanço da Educação na capital.

“Em 2013, a situação da Rede Municipal era de total precariedade, então a gente foi buscar parcerias e a primeira foi com o Pnud, que foi fundamental. Nós demos os primeiros passos ao lado deles, com capacitação de professores, gestores, pessoas que, de fato, fazem a Educação nas escolas e o resultado podemos perceber com o avanço registrado pelo Ideb. Depois de cinco anos, Maceió deixou a última posição entre as capitais do Nordeste, assumiu a 4ª posição e tenho certeza que vamos continuar avançando”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Analista de programa do Pnud, Maria Teresa Amaral falou sobre a finalidade do encontro.

“O nosso objetivo foi realizar uma apresentação da avaliação de projeto feita por uma consultora externa bastante experiente, contratada pelo Pnud, que entrevistou gestores da Semed, outros atores, pessoas das escolas, do Pnud em Brasília e do Ministério da Educação. Aqui foi momento de apresentar o relatório final, que trouxe o registro de algumas lições aprendidas e algumas recomendações para que o projeto fosse registrado de forma adequada. O nosso desejo é que essas recomendações sejam levadas em consideração para que, numa próxima experiência, ela seja ainda mais positiva”. Maria Teresa Amaral, analista de programa do Pnud.

Reunião de avaliação do Pnud
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Ideb

Maceió superou a meta estabelecida pelo Ideb nos anos iniciais projetada para 2017 que era de 4.8 e alcançou 5.0. A nota na Prova Brasil nos anos finais também cresceu, com média de 3.8, 4 décimos a mais em comparação a média de 2015. Em termos percentuais, Maceió teve um crescimento de 13,6% nos anos iniciais e 11,8% nos anos finais. O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados do fluxo escolar e o desempenho dos estudantes nas avaliações.