19 de janeiro de 2020Informação, independência e credibilidade
Blog

No País da mentira, notícia falsa sobre vendas de natal é desmascarada

Pesquisa “fake news” foi desmentida pela Associação Brasileira de Lojistas

Lojistas rebatem notícias falsas sobre crescimento das vendas

A mídia brasileira surfou na semana passada na onda de uma pesquisa “fake” sobre o resultado das vendas  de Natal deste ano. Agora, os grandes veículos nacionais vão desmentindo o que noticiaram, após a comprovação de que a notícia de boom no comércio brasileiro era falsa.

Na Tv Globo, por exemplo,  o Jornal Nacional dedicou alguns minutos à informação como sendo um grande êxito da economia. Foi dito que as vendas de Natal dos shopping centers teriam batido recorde – alta de 9,5% em relação ao ano passado, com um faturamento de 37 bilhões, considerado um índice inesperado no país onde mais de 12 milhões estão desempregados.

As notícias falsas interessam a alguém por alguma razão. Mas, como a mentira tem pernas curtas, a verdade logo prevalece.

Neste sentido, a Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites) contestou de imediato o “crescimento” das vendas, que havia sido atestado por uma certa Alshop, associação de lojistas de shopping.

De acordo com a Associação dos Lojistas, os dados foram inventados. E que as notícias foram plantadas. Garante ainda que as vendas foram poucas.

Revela ainda que 70% das lojas tiveram desempenho pior ou igual a 2018.

É fato que muita gente visitou os shoppings centers no período natalino. Mas, efetivamente, muitos poucos concretizaram suas compras. A maioria só olhou as vitrines.

Ou seja, o Brasil virou mesmo o País da mentira, da indecência e da leviandade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.