25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Notícias

“O suicídio e a ética jornalística” em debate na quarta-feira

Evento é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas; confira os detalhes!

O  Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) vai promover, dia 31 deste mês, um importante debate sobre “O suicídio e a ética jornalista”. O tema é sempre muito difícil de abordar em todos os segmentos sociais e, quando se trata de divulgar ou não, uma morte por suicídio, há um entendimento coletivo na mídia local e nacional de que é pior a divulgação.

Contudo, será que, em função das estatísticas crescentes, o assunto não deve estar na pauta da mídia? E, em caso positivo, de que forma o assunto deve ser tratado?

O evento proposto pelo CRP 15, e organizado com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), de fato, é muito apropriado aos dias atuais.

O psicólogo e jornalista José Arnaldo dos Santos vai mediar o debate, que contará com a participação da  médica psiquiatra   Suzzana de Vasconcelos, presidente da Associação Alagoana de Psiquiatria e coordenadora técnica de psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal).

Além dela, a assistente social  Rita Murta, gerente de Doenças Não-Transmissíveis (Gedant/Sesau), e os jornalistas Oscar de Melo e Thiago Correia, ambos da TV Pajuçara.

De acordo com a presidente do CRP-15, Laeuza  Farias, antes dos debates vão ser apresentados dados estatísticos acerca do tema. O evento é direcionado a psicólogos, jornalistas e estudantes.

A inscrição é gratuita e pode ser feita, no local do evento (CRP-15), antes do início do debate, que acontecerá das 8 às 12 horas. Os participantes vão levar para casa muito mais que o certificado de quatro horas de curso emitido, com certeza. E que venham outros debates desse gênero.