28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Ocupação de leitos de UTI ultrapassa 80% em Maceió

Em todo o estado, índice chega a 79% e liga sinal de alerta para cumprimento do isolamento social pela população alagoana, que tem caído nos últimos dias

orona

O boletim da taxa de ocupação de leitos publicado diariamente pela Secretária de Estado da Saúde (Sesau), um dos principais termômetros para aferir a gravidade da pandemia, apontou no informe emitido nesta terça-feira (08) que Maceió chegou a 81% de ocupação das vagas de UTI exclusivas para Covid-19 na rede pública. Das 154 disponíveis, 124 acomodam pessoas em tratamento.

Ao contabilizar os leitos de UTI em todo o estado, a taxa é praticamente a mesma, com 79% de ocupação: 172 de 219 vagas de UTI abrigam pacientes – alagoanos infectados, em sua maioria, por outros alagoanos, segundo o site Alagoas Contra o Coronavírus.

Ao todo, a rede estadual possui 1.080 leitos – incluindo os contratualizados na rede privada –, entre leitos de UTI, clínicos e intermediários. Todos foram abertos a partir do final de março, numa expansão recorde promovida pelo Governo de Alagoas.

Como o vírus se espalha facilmente e com velocidade, hoje, pouco mais de dois meses depois, 63% dos leitos criados estão em utilização, ocupados por 680 pessoas.

Salvar vidas

Além da abertura de mais de mil novos leitos na capital e no interior, o Governo do Estado segue sem medir esforços para salvar vidas. Desde o início, os investimentos na saúde pública foram expressivos: contratação de profissionais da área médica; compra e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos e maquinário hospitalar; ampliação da testagem; antecipação da inauguração do Hospital Metropolitano; criação de duas Unidades de Síndromes Gripais e montagem de hospitais de campanha em Maceió e Arapiraca.

Além disso, houve a publicação de decretos emergenciais com medidas restritivas, orientações sanitárias e de higiene pessoal, a veiculação diária de informes comunicacionais e campanhas educativas, e a divulgação transparente de dados.

Durante o mês de junho, estão previstas a expansão do número de leitos e a abertura de novas centrais de triagem (Arapiraca e Santana do Ipanema) e de um hospital de campanha em Arapiraca.

Confira a ocupação de leitos em Alagoas: 

  • Total: 1.080
    Ocupados: 680 (63%)
  • Leitos de UTI: 219
    Ocupados: 172 (79%)
  • Leitos clínicos: 830
    Ocupados: 503 (61%)
  • Leitos intermediários: 31
    Ocupados: 5 (16%)

    MACEIÓ
  • Total de leitos: 751
    Ocupados: 436 (58%)
  • Leitos de UTI: 154
    Ocupados: 124 (81%)
  • Leitos clínicos: 580
    Ocupados: 309 (53%)
  • Leitos intermediários: 17
    Ocupados: 3 (18%)