10 de abril de 2020Informação, independência e credibilidade
Esportes

Olimpíadas são adiadas para 2021

As outras três vezes em que os jogos foram cancelados (1916, 1940 e 1944), o motivo foram as Guerras Mundiais

O COI (Comitê Olímpico Internacional) finalmente anunciou que os Jogos Olímpicos de Tóquio não serão realizados nas datas planejadas. A pandemia do coronavírus levou a entidade e o governo japonês a adiarem o evento para 2021, em data ainda a ser confirmada, provavelmente no verão do hemisfério norte (de junho a setembro).

Nesta terça-feira (24), o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, conversou por telefone com o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, e anunciou o adiamento em entrevista coletiva. Na sequência, o COI se manifestou em nota confirmando a decisão.

Essa é a primeira vez que uma edição dos Jogos muda de data em sua era moderna (desde 1896). Outras três foram canceladas (1916, 1940 e 1944) nesse meio tempo, em razão das Guerras Mundiais.

As competições em Tóquio teriam início em 22 de julho (com a cerimônia de abertura no dia 24) de 2020 e se estenderiam até 9 de agosto, data prevista do encerramento.

Alguns rituais tradicionais dos Jogos já haviam sido iniciados. A chama olímpica, por exemplo, fora acesa na Grécia e entregue ao Japão, que iniciaria o revezamento da tocha na quinta (26). Segundo o COI, o fogo que simboliza o evento permanecerá no país à espera de um novo cronograma para o evento.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.