28 de maio de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Parlamentares cobram atenção com vítimas da enchente em Santana do Ipanema

A cidade sertaneja teve ruas e casas inundadas com o transbordamento do riacho Camoxinga

Em sessão virtual realizada nesta quinta-feira, 26, os deputados Cabo Bebeto (PSL), Davi Maia (DEM), Gilvan Barros Filho (PSD), Jairzinho Lira (PRTB), Francisco Tenório (PMN), Marcelo Beltrão (MDB) e Inácio Loiola (PDT) se solidarizaram com a população do município de Santana do Ipanema.

Na noite desta quarta (25) e madrugada de quinta, dezenas de pessoas ficaram desabrigadas após fortes chuvas que caíram na cidade, na noite de ontem. A cidade sertaneja teve ruas e casas inundadas com o transbordamento do riacho Camoxinga.

A preocupação dos parlamentares é que o município terá que alojar essas pessoas em ginásios de esportes e escolas – que deveriam estar em isolamento social, devido a pandemia da Covid-19 -, deixando-as, assim, suscetíveis ao contágio do coronavírus.

Em pronunciamento, o deputado Cabo Bebeto fez um apelo ao Governo do Estado para que disponibilize, de forma emergencial, recursos para o município, tendo em vista, no seu entendimento, a calamidade pública que aconteceu na cidade.

“Precisamos ajudar o município a realizar uma triagem das pessoas que serão atendidas, apesar de não se tratar diretamente da pandemia da Covid-19. É uma situação emergencial, que o Parlamento não pode deixar de discutir”. Cabo Bebeto.

Ele sugeriu à sociedade alagoana que se sensibilize com os desabrigados de Santana do Ipanema, ajudando-os através de doações de alimentos, roupas e demais gêneros de primeira necessidade.

O deputado Davi Maia também se mostrou bastante preocupado com o problema e disse que, desde o ano passado, vem cobrando do Governo do Estado medidas efetivas com relação a prevenção de desastres.

“Os governantes nunca investiram em prevenção. Semana passada aconteceram enchentes em Quabrangulo e Paulo Jacinto e essa semana em Santana do Ipanema”. Davi Maia.

Ele acrescentou que as notícias vindas do Vale do Mundaú são muito preocupantes. Os deputados Gilvan Barros Filho, Jairzinho Lira, Francisco Tenório, Marcelo Beltrão e Inácio Loiola também se solidarizaram com a população santanense. Sobre a questão da prevenção às enchentes, Gilvan Filho ilustrou seu pronunciamento com exemplos praticados pelo Estado vizinho.

“O governador de Pernambuco construiu várias barragens nos córregos. Isso gera dois fatores positivos: primeiro, deixa aquela água represada à disposição da população; depois, previne as enchentes”. Gilvan Filho.

Para Jairzinho Lira, o momento vivenciado em Santana do Ipanema é crítico e urgente de solução.

“É preciso que o Governo do Estado tome uma providência, rapidamente, para que aquelas famílias tenham a assistência devida”. Jairzinho Lira.

Ao se pronunciar sobre a questão, o deputado Francisco Tenório disse ter recebido informações de que a enchente ocorrida em Santana do Ipanema teria sido motivada pela abertura das comportas de uma barragem localizada numa cidade do interior pernambucano, e não causada pelas chuvas.

“É preciso verificar de que forma foram abertas essas comportas, que provocou cheia no leito do rio abaixo”. Francisco Tenório.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.