24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Passagem de avião cara aumenta número de passageiros de ônibus

Além do preço da passagem a cobrança por bagagem e assento geraram a crise

Viajar de ônibus volta a ser uma alternativa para classe média

Viajar de ônibus passou a ser de volta a opção de grande parte dos brasileiros de classe média, em consequência do alto preço das passagens de avião. Segundo uma pesquisa da Agência Nacional da aviação Civil, (ANAC), a crise tem reduzido o número de passageiros de avião.

Em compensação, essa mesma crise fez crescer em 12% o número de passageiros de ônibus interestaduais de janeiro a maio deste ano, em relação ao ano passado.

Além do preço exorbitante das passagens de avião, a cobrança por bagagem e por assento nos voos, além da crise econômica, têm levado muitos brasileiros a trocar os aeroportos pelas rodoviárias.

O movimento pode ser um indício de consolidação de uma tendência verificada no ano passado, quando o ritmo de crescimento do transporte de passageiros sobre rodas superou o feito com asas. Desde 2010, quando o número de pessoas transportadas por avião ultrapassou o das que viajavam de ônibus pela primeira vez no país, a procura pelas estradas vinha caindo — a exceção foi o ano de 2012, quando houve uma leve alta.

Ainda assim,  o modal rodoviário ainda está longe de desbancar o aeroviário quando se trata de passageiros. A quantidade de pessoas que se sentaram na poltrona do ônibus (41,8 milhões) foi menos da metade das que optaram pela do avião no ano passado (86,2 milhões).